Quem foi Manassés na Bíblia Sagrada?

Perguntado por: ssubtil . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

O rei Manassés foi um monarca de Judá que reinou por 55 anos. Ele era filho do rei Ezequias com Hefzibá. A história do rei Manassés está registrada na Bíblia nos livros de Reis e Crônicas (2 Reis 21; 2 Crônicas 33). O rei Manassés ficou conhecido por ter sido um dos piores reis do reino do sul – senão o pior.

Sua experiência mostra como é difícil para um filho escapar da influência salvadora de um verdadeiro pai ou de uma boa mãe. Manassés refletiu profundamente, arrependeu-se e caiu de joelhos. “Ele, angustiado, suplicou deveras ao Senhor, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais” (2Cr 33:12).

Manassés foi o filho primogênito de José, e o fundador da tribo de Manassés. Ele nasceu da união de José e Asenate, a filha de Potífera, sacerdote de Om (Gênesis 41:50). O nome “Manassés” significa “aquele que faz esquecer” ou “fazendo esquecer-se”.

O rei Manassés ficou conhecido por ter sido um dos piores reis do reino do sul – senão o pior. Aqui vale saber que na época em que Manassés governou, o povo de Israel já havia sido dividido em dois reinos. Isso aconteceu logo após a morte do rei Salomão – portanto muito antes do tempo de Manassés.

Manassés: Significa “aquele que está entregue ao esquecimento” ou “o que está entregue ao perdão”. Tem origem no hebraico Manasseh, a partir de Menasheh, que quer dizer “aquele que está entregue ao esquecimento (perdão)”. Deriva da palavra nasháh que significa “ele esqueceu”.

Porque tu és Deus, o Deus daqueles que se arrependem; E em mim derrama tua bondade: porque tu me salvastes, apesar de eu não merecer, de acordo com tua grande misericórdia. Por isso eu o louvarei em todos os dias da minha vida: porque todos os poderes dos céus louvam a ti, e tua é a glória para sempre e sempre. Amém.

No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.

Em Gênesis 41:50-52, lemos que quando nasceu o seu primeiro filho ele o chamou de Manassés por causa de algo muito especial! Porque “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”. Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: “Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido”.

40. E até perseguimos aqueles que tentas nos falar o que o Senhor vê em nós. 2 Crônicas 33:11 (NVI-PT) 11 Por isso o Senhor enviou contra eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze, e o levaram para a Babilônia.

  • Maquir
  • Jair
  • Machir

Porém Jeroboão que liderou a revolta das tribos de Israel sempre é lembrado como aquele que fez o mal aos olhos do Senhor. Sabe-se que os redatores falam de Omri e Acab, como reis de Israel que fizeram mais mal que todos os reis anteriores.

Função: liderança e negociação – a tribo de José foi dividida em duas: Manassés e Efraim, seus filhos.

A tribo de José recebeu uma herança dobrada por causa da primogenitura. Essa herança dobrada foi dividida entre os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Como resultado, esses dois filhos receberam o status de tribos separadas em Israel (ver Gênesis 48:5), formando um total de treze tribos de Israel.

Contudo, a Bíblia se refere a tribo de Manassés como "meia tribo". Ocorre que na conquista das terras a tribo de Manassés ficou dividida, parte dela ocupou o oriente do rio Jordão, sendo assim, foi chamada de Manassés Oriental e a outra parte ocupou o ocidente do rio.

Jeroboão

Jeroboão foi considerado o pior rei de Israel segundo a Bíblia. Seu legado como um governante tirano é marcado pelo desvio das pessoas de Deus, levando-as à idolatria e impurezas espirituais. Ele também se tornou conhecido por adotar práticas idólatras em seu reinado, assim como ter assassinado seus próprios filhos.

É mais provável que Acaz tivesse vinte e um ou vinte e cinco anos quando Ezequias nasceu (e sugerindo um erro no texto), e que este último tivesse trinta e dois no nascimento de seu filho e sucessor, Manassés.