Quem foi Manassés e Amom?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Amom era filho de Manassés e assumiu o trono de Judá quando tinha 22 anos. Ele reinou durante dois anos (2 Reis 21:19-21). Amom teve um péssimo reinado. Ele praticou a idolatria em Judá e rejeitou ao Senhor (2 Reis 21:19-21).

Amon, Filho de Mosias.

O rei Manassés, a quem esta ode é atribuída, reinou em Judá, ao sul da Palestina (687-642 a.C.), e não seguia a Lei de Moisés. Porém, quando o rei da Assíria o arrastou até Babilônia, ele se arrependeu de seus atos, suplicando o perdão do Deus de Israel, que o libertou do cativeiro.

Depois de reinar dois anos, Amom foi assassinado pelos servos que conspiraram contra ele e foi sucedido por seu filho Josias, que, na época, tinha oito anos de idade.

Sendo igualmente chamado Ammon (venerado na Grécia) ou Amun, entre outros, o seu nome significa o escondido. O nome justificava-se por ser o deus do vento e da atmosfera, sendo omnipresente apesar de invisível.

Manassés matou tantas pessoas inocentes, que as ruas de Jerusalém ficaram alagadas de sangue. Além disso, ele cometeu o pecado de levar o povo de Judá a adorar ídolos, fazendo o que é errado, o que não agrada a Deus, o SENHOR.

Aprisionado pelos assírios, foi levaram levado para o cativeiro na Babilônia, mas Deus ouviu sua oração de arrependimento e o trouxe novamente para Jerusalém onde ele passou a combater a maré de idolatria que ele mesmo tinha criado.

Manassés refletiu profundamente, arrependeu-se e caiu de joelhos. “Ele, angustiado, suplicou deveras ao Senhor, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais” (2Cr 33:12). E Deus o perdoou. E não apenas o perdoou, mas tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino.

Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e irmão de Absalão e Tamar.

Amom, filho de Mosias é um personagem do Livro de Mórmon. Amom serviu como missionário e seus diligentes esforços ajudaram a converter muitas almas a Cristo.

O deus Amom
Neste caso o nome tinha origem no egípcio amun, que significa “o oculto”. Seu nome estava diretamente associado à cidade de Tebas, também chamada de Nô-Amom, onde era a divindade local. Tebas era uma importante metrópole antiga do Alto Egito. Com o tempo Amom tornou-se o principal deus do panteão egípcio.

Manassés refletiu profundamente, arrependeu-se e caiu de joelhos. “Ele, angustiado, suplicou deveras ao Senhor, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais” (2Cr 33:12). E Deus o perdoou. E não apenas o perdoou, mas tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino.

1 Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar, e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém. 2 Ele fez o que o Senhor reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas.

Bíblia se refere a tribo de Manassés como "meia tribo". tribo de Manassés a receber sua herdade foi a oriental, em seguida, no texto de Josué 17.1-18, a ocidental. descendentes no futuro.

Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e irmão de Absalão e Tamar.

Também chamados de amoritas, amom ou filhos de amom, esses povos eram guerreiros e ficaram conhecidos por terem causado muito sofrimento aos israelitas. Eles criaram uma rivalidade contra eles e usaram a violência para conquistar terras que consideravam serem suas.

Ele tem o poder da onipresença
Os egípcios o associavam também ao vento e ao ar – por isso, ele era entendido com um deus informe (sem forma).

Durante séculos, os moabitas e amonitas foram inimigos dos israelitas, a nação escolhida e guiada especialmente por Deus. Vários dos profetas do Antigo Testamento citaram os moabitas e amonitas, quase sempre em mensagens de julgamento e castigo por causa dos pecados desses povos.

Os moabitas foram um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe. Eram aparentados com os hebreus, com os quais tiveram vários conflitos.

Amnom, primeiro filho de Davi - ele violentou sua meia-irmã Tamar e depois foi assassinado por seu meio-irmão Absalão.

Já vimos que Rubem perdeu o direito de primogenitura pois teve relações com a concubina de seu pai.