Quem foi Lutero E o que ele pregava?

Perguntado por: rcosta . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI, que contestava o poderio da Igreja Católica, o comércio de cargos eclesiásticos, a venda de dispensas, de indulgências e de relíquias sagradas.

A ideia central desta doutrina religiosa é a “justificação pela fé”. Para Lutero, Deus não salvará o ser humano pelos seus atos e sim pela fé de cada em Jesus Cristo. Desta maneira, a relação entre os fiéis e Deus é direta, sem a mediação da Igreja e esta somente seria encarregada de ensinar e orientar os fiéis.

O fato é que Martinho fundou o protestantismo e abriu as portas da Igreja Luterana.

As Igrejas Luteranas, como já citamos, se identificam como Igreja Evangélica no nome. O mesmo pode ser visto na identificação de uma das maiores igrejas pentecostais no Brasil, que traz em seus templos “Igreja Evangélica Assembleia de Deus”.

Martinho Lutero estava descontente com as atitudes da igreja baseadas no seu poder econômico e político, dentre as quais o pagamento dos fiéis em expiação dos seus pecados e a ostentação do clero.

Bom, o ponto principal da crítica de Lutero é a questão das indulgências.

Ele viu a Bíblia como a única referência da verdade, enquanto a Igreja na época também se baseava em textos adicionais escritos pelo papa e pelo sínodo. O segundo princípio é o de que a salvação só vem por meio da graça de Deus e não por boas ações. Essa crença tornava a venda de indulgências obsoleta.

A nobreza alemã protege e apoia Lutero em sua luta contra a Igreja corrupta, porque, em seu discurso, Lutero preconiza a secularização dos bens da Igreja, principalmente as terras, que se constituíam cerca de um terço das terras européias ocidentais.

A Reforma deu origem a cinco pilares basilares do prostestantismo, os cinco “solas” (somente): Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia); Solus Christus (Somente Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Sola Fide (Somente a Fé); Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória).

Em suas 95 teses, Lutero questiona e critica a extensão do poder do Papa, manifestando-se contra o comércio de indulgências, desencadeando questões de alcance religioso e intelectual, que se refletiram nos modos de ser e pensar do homem moderno.

Esses movimentos religiosos questionavam a falta de moralidade, o abuso do poder, a avareza, a corrupção e todo tipo de desvio comuns na Igreja Católica na Europa.

Seu gabinete no castelo Wartburg é conhecido hoje como "Sala de Lutero". Lá, ele traduziu o Novo Testamento do grego antigo para o antigo alto alemão, usando traduções latinas como auxílio - por exemplo, a do famoso humanista Erasmus von Rotterdam. Lutero levou 11 semanas para concluir o Novo Testamento.

Lutero: Significa "guerreiro do povo", "exército do povo". Esse nome possivelmente tem origem no germânico Hlodori, Hlutheri, que é o mesmo que Lotário. Ou é composto pelos termos germânicos liut, que é "povo", e heri, que significa "exército". Suas principais variantes são: Luther (inglês) e Leuthar (alemão).

Igreja Luterana
A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos. Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja. Dos sete sacramentos pregados pelos católicos, praticam a Comunhão, bem como o Batismo.

Assim, “a pessoa que é cristã não vive em si mesma, mas em Cristo e no seu próximo — em Cristo, pela fé; e no próximo, pelo amor”, escreveu Lutero.

Lutero aprendeu rapidamente que o casamento significa sacrifício, cuidar não só de suas próprias necessidades, mas também das de sua esposa e família. “Há muito com que se acostumar no primeiro ano do casamento”, escreveu ele. “Ao acordar pela manhã, dá-se de cara com uma nova pessoa que antes não estava lá”.

Os luteranos acreditam que as pessoas alcançam o caminho da salvação mediante a fé e o seu comportamento voltado para boas ações. Por sua parte, os calvinistas pregam a Doutrina da Predestinação, o que significa que caminho de cada pessoa já está traçado por Deus.

Lutero discordou das revoltas camponesas
Mais tarde, no século XIX, suas ideias serviriam de base para governos autoritários alemães. Entre 1524 e 1526, cerca de 300 mil camponeses alemães se sublevaram contra os privilégios e a corrupção da Igreja Católica.