Quem foi Limon na vida real?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Alvaro de Jesus Agudelo, ou Limón, foi quem ficou com Pablo Escobar até seu último momento, permanecendo fiel durante todo esse tempo. Na vida real, ele era o motorista do irmão mais velho de Pablo, Roberto, e acabou entrando para o núcleo de Pablo quando Roberto se entregou às autoridades em 1991.

Gustavo de Jesús Gaviria Rivero (25 de dezembro de 1946 - 11 de agosto de 1990) foi um traficante de drogas colombiano. Como primo e braço direito de Pablo Escobar, Gaviria controlava as finanças e as rotas comerciais do cartel de Medellín.

Gilberto foi capturado em 1995 e condenado a 15 anos de prisão por tráfico de drogas, dos quais cumpriu apenas sete anos e três meses. Recuperou a liberdade em 2002, mas voltou a ser preso em Cali em 2003, acusado de enviar de 150 quilos de cocaína para a cidade americana de Tampa, na Flórida.

Judy Moncada, a personagem forte e vingativa da série, não é real --é mais um dos personagens criados para amarrar a série. Ela é a representação das famílias Moncada e Galeano na vida real, ex-sócios do Cartel de Medellín que realmente se aliaram aos paramilitares e ao Cartel de Cali para derrubar Escobar.

coronel Hugo Aguilar

Tornou-se célebre na Colômbia (e um pouco por todo o mundo) a fotografia do coronel Hugo Aguilar, sorridente, segurando uma arma com a mão esquerda e o corpo de Escobar com a direita. Foi de Aguilar o último disparo, que matou Escobar.

O juiz mexicano Vicente Antonio Bermudez Zacharias, de 37 anos, foi morto com um tiro na cabeça na última segunda-feira, no México.

O ex-pistoleiro Isaías Valdez Ríos, conhecido como "Memín" ou "Memo", contou no tribunal que viu 'El Chapo' matar um integrante do cartel rival dos Arellano Félix, que tinha sido submetido à tortura antes de ser levado no avião de Ismael "Mayo" Zambada, outro líder do cartel de Sinaloa.

Jhon Jairo Velasquez, conhecido como “Popeye”, o criminoso favorito de Pablo Escobar, confessou crimes e contou, em detalhes, como ele e Pablo planejava assassinatos. O criminoso anda pelas ruas de Medellín, Colômbia, e é reconhecido pelas pessoas, que pedem para tirar foto.

Javier F. Peña

Javier F. Peña é um agente norte-americano aposentado da DEA que investigou Pablo Escobar e o Cartel de Medellín com seu ex-colega Stephen Murphy e a Polícia Nacional da Colômbia. Peña trabalhou como consultor na série Narcos da Netflix.

Diego Murillo, conhecido como "Don Berna", foi condenado na quarta-feira por uma corte dos Estados Unidos a 31 anos de prisão e ao pagamento de US$ 4 milhões em multas pelo crime de narcotráfico. Após ser condenado, "Don Berna" disse que fez campanha a favor de Uribe e que vendia drogas "para ajudar a seu povo".

“Popeye” já foi baleado sete vezes e escapou a uma mão cheia de atentados na prisão. Há quem diga que é imortal: é o único sobrevivente do pelotão de assassinos do cartel de Medellín, comandados por Pablo Escobar.

El Chapo” era o líder do cartel antes de ser condenado à prisão perpétua em 2020.

Narcos esquartejados
Em junho de 1992, Pablo convidou os narcos Fernando Galeano e Kiko Moncada para uma visita à sua prisão de luxo La Catedral. Chegando lá, os dois foram amarrados, alvejados e esquartejados por sicários. O Patrão observou seus homens jogando partes dos corpos numa fogueira que simulava um churrasco.

O líder de facção mais recente a entrar em presídio federal foi Luiz Carlos da Rocha, conhecido como “Cabeça Branca”. Segundo a Polícia Federal (PF), ele também era apontado como “embaixador do tráfico” e negociava com várias facções criminosas no Brasil e América Latina.

Desde o final da década de 1980, Cartel Sinaloa tem sido responsável pela maioria do tráfico de drogas no México e é determinado que o patrimônio líquido até rivalize a fortuna de Pablo Escobar em seu auge (um dos maiores traficantes de drogas de todos os tempos) .

No entanto, Escobar tem os dias contados, a sua história está a chegar ao fim e o cartel está a perder força. Ao longo de quase vinte anos, Escobar roubou, matou, raptou, traficou e conseguiu conquistar o ódio de muitos, e agora que o seu poder está a encolher, muitos são aqueles que querem ver a sua cabeça rolar.

Pacho Herrera era gay
Interpretado pelo argentino Alberto Ammann, o traficante foi o último do alto escalão de Cali a ser preso, começou a organizar campeonatos de futebol na cadeia e foi assassinado com 6 tiros na cabeça durante uma partida por um homem que se passou por advogado.

Impiedosa, violenta e perspicaz, ela foi a pioneira do tráfico na rota Colômbia – Flórida e chegou a ter 1500 traficantes trabalhando para ela.

Orejuela foi considerado um dos maiores traficantes do mundo após a morte de seu arqui-inimigo Pablo Escobar, líder do Cartel de Medellín, em 1993. Orejuela atuava ao lado do irmão mais novo Miguel, que também está preso nos Estados Unidos.