Quem foi Laban E o que ele defendia?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Bailarino e coreógrafo, Laban é considerado o maior teórico da dança do século XX e é conhecido como o pai da dança-teatro. Dedicou sua vida ao estudo e sistematização linguagem do movimento em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação. Os pais de Laban eram húngaros.

RUDOLF LABAN – (1879-1958) foi um dançarino, coreógrafo e artista húngaro que se dedicou ao estudo e desenvolvimento de um método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Através de seus estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e Eucinética, que compõem o movimento em si.

Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo. Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação.

Dessa forma, concluímos que a partir dos autores que referem-se ao método Laban, entendemos que as propostas de dança criativa no ambiente escolar, fomenta o desenvolvimento da personalidade integral do aluno, sua capacidade de pensar e racionar, assim como seus valores e hábitos de responsabilidade e cooperação.

São portanto oito dinâmicas: socar, lambadas leves, pressionar, flutuar, retorcer, toques ligeiros, cortar o ar e deslizar. Use músicas celebrativas. Todos os movimentos, dentro de sua dança educativa, devem ser para o alto, na horizontal e baixo, para a esquerda e para a direita.

Laban percebeu que era necessário haver uma renovação na linguagem do movimento e criou metodologia de ensino da dança com base em quatro aspectos: criação, notação, apreciação e educação. Claro, que tudo isso aliado à compreensão do corpo e integrado com a personalidade do indivíduo.

A dança é uma manifestação cultural que envolve movimento, ritmo, expressão corporal e sentimentos. Ao dançar comunicam-se valores, sensações e percepção estética. A dança existe desde sempre, pois é uma criação humana ligada à cultura dos povos.

A proposta de Laban voltava-se para comunicar essa intencionalidade que se presentifica nos gestos de um corpo que é um espaço expressivo, origem do próprio movimento de expressão, projetando e fundando as significações no exterior.

Os 5 Fatores de Movimento na Dança

  • Fluxo.
  • Espaço.
  • Peso.
  • Tempo.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

por Oliveira, 2009), Laban estabeleceu cinco elementos fundamentais para que se pudesse fazer uma análise e uma descrição concreta da performance dos movimentos realizados. Estes são fundamentais para que se possa ter uma imagem visual do movimento: Corpo, Esforço, Forma e Espaço e Ritmo.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Em 1928 publica Kinetographie Laban, uma de suas grandes contribuições para o mundo da dança e da compreensão do movimento. Neste livro articula os princípios da Labanotation um dos principais sistemas de notação de movimento utilizados atualmente.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

Resposta: Os fatores do movimento abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: espaço, tempo, peso e fluência. O espaço é onde se realiza o movimento. ... Peso é a intensidade que se atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado).

Fluência: é o movimento contínuo, uniforme e progressivo. Espaço: é no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço, determinando a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.