Quem foi Jessé segundo a Bíblia?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Jessé foi o pai de Davi e descendente de vários personagens bíblicos importantes. A história de Jessé na Bíblia está registrada no Antigo Testamento, principalmente no primeiro livro de Samuel. Mas por ter sido o progenitor de Davi, Jessé é citado em várias passagens bíblicas. Jessé pertencia à tribo de Judá.

Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias.

Jessé foi o pai de Davi e descendente de vários personagens bíblicos importantes. A história de Jessé na Bíblia está registrada no Antigo Testamento, principalmente no primeiro livro de Samuel. Mas por ter sido o progenitor de Davi, Jessé é citado em várias passagens bíblicas. Jessé pertencia à tribo de Judá.

Na luta contra os filisteus, os três irmãos mais velhos de Davi haviam se alistado para a guerra, servindo o rei Saul. Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.

Foi em Jerusalém que nasceram, por exemplo, todos os filhos de Davi com Bate-Seba, a viúva de Urias.

  • David
  • Eliab
  • Abinadab
  • Nethaneel
  • Raddai
  • Shimeah

O filho de Davi e Bate-Seba não tinha culpa nenhuma pelo pecado de seus pais — muito pelo contrário, ele foi uma das vítimas daquele pecado. No entanto, mesmo sendo inocente (daquele pecado), ele foi atingido pelas ondas criadas pelo pecado de seus pais, como muitos outros, antes e depois.

“Tinha dois metros e noventa centímetros de altura. Ele usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos; nas pernas usava caneleiras de bronze e tinha um dardo de bronze pendurado nas costas.

3a Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3) Após a 2a unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3a vez com 37 anos e meio de idade.

Davi teve com Maacá uma filha chamada Tamar, que se tornou uma linda mulher. Tamar foi estuprada pelo filho mais velho de Davi, Amnon, em cerca de 1 050 a.C.. Absalão seu irmão, manteve-a em sua casa e planejou vingar este ato.

O rei Davi teve várias esposas. O texto bíblico registra os nomes de, pelo menos, oito esposas de Davi. São elas: Mical, Ainoã, Abigail, Maacá, Hagite, Abital, Eglá, Bate-Seba.

Roboão

Roboão teve dezoito mulheres e sessenta concubinas, e teve vinte e oito filhos e sessenta filhas. Dentre suas esposas, a Bíblia menciona: Maalate, filha de Jerimote, filho de Davi e Abiail.

A mulher com sete filhos foi uma mártir judia descrita em II Macabeus 7 e em outras fontes. Embora seu nome não tenha sido citado no texto bíblico, ela é chamada popularmente de Ana (Hannah), Míriam e Salomônia.

Significa cheia de riquezas e indica uma criança vaidosa e sedutora, que às vezes brinca um pouco com o perigo.

O primeiro filho de Jessé foi Eliabe (1 Samuel 16.6)
“E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.”

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

O texto bíblico traz alguns detalhes importantes que indicam claramente a distinção entre as duas mulheres. Em primeiro lugar, a respeito da origem das duas mulheres, o texto diz que Ainoã, a esposa de Saul, era filha de Aimaás — ou Aquinaás, dependendo da tradução.