Quem foi Isis Osiris e set?

Perguntado por: equarteira5 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Ísis era conhecida pelos egípcios como Eset. Era esposa de Osíris, e juntos governaram a Terra em um período de paz e prosperidade. Resgatou e ressuscitou Osíris depois de ter sido assassinado por Set. Era considerada a mãe de todos os faraós.

Ele ficou marcado por sentir profunda inveja e ódio de seu irmão, Osíris. Isso o motivou a cometer o assassinato de Osíris, usurpando seu trono. Ele ainda perseguiu Ísis, esposa de Osíris, e Hórus, filho de Ísis e Osíris. Travou diversas batalhas com Hórus, sendo expulso do trono depois de muito tempo em luta.

Ísis é uma divindade egípcia que tinha papel de destaque na religiosidade egípcia, assumindo um papel de protagonismo por volta do primeiro milênio a.C. Era esposa de Osíris, outro deus muito importante na religiosidade egípcia, e considerada a mãe de todos os faraós, sendo diretamente associada com o trono egípcio.

Hórus, filho de Ísis e Osíris, conseguiu vingar o pai e matar Seti, que acabou demonizado como uma deidade maligna nos mitos egípcios.

Segundo a tradição, Osíris, filho de Geb, deus da terra, e Nut, deusa do céu, foi assassinado por Seth, seu irmão, que o esquartejou e espalhou os pedaços do seu corpo pelo Egito.

Seth é frequentemente representado como um porco ou como um hipopótamo, surgindo em outras ocasiões sob a forma de um animal de interpretação incerta. Do mesmo modo, aparece por vezes na forma antropomórfica com a cabeça de um animal mítico.

Osíris foi uma das divindades de maior importância para a religiosidade dos egípcios na Antiguidade. Ficou conhecido como deus dos mortos e da vida após a morte. Osíris e Ísis, dois dos deuses mais importantes da religiosidade egípcia na Antiguidade.

Grande deusa da fertilidade e da maternidade, Ísis foi particularmente cultuada no isolado e invulgar complexo de templos da ilha de Filas. A deusa da magia representava o ideal de mulher, esposa e mãe dedicadas, e o seu culto disseminou-se, partindo da Alexandria, até ao mundo helenístico.

O djed (também ded, dad ou tet) é um dos símbolos mais comuns e mais encontrados na mitologia egípcia. É um hieróglifo em forma de pilar que representa estabilidade. É associado a Osíris, o deus egípcio do pós-morte, do submundo e dos mortos.

Néftis. Irmã de Ísis, Osíris e Set. Néftis é esposa de Set.

Oseias foi um dos poucos profetas do reino do norte (Israel) que deixou profecias escritas. O livro usa muitas metáforas e simbolismos que ilustram a amplitude do amor de Deus por Seu povo. Uma das metáforas centrais da mensagem de Oseias é o casamento.

Resumo sobre Ísis
Era tida como uma deusa bondosa, que se doava pelo bem dos outros, além de ser considerada a deusa protetora de comerciantes e marinheiros.

Principais deuses do Egito
Ísis, a deusa mais importante do panteão egípcio e considerada mãe dos faraós.

Seth casou com sua irmã Azura, que deu à luz a Enos, de cuja descendência nasceriam Noé e seus filhos.

Também conhecido como “Senhor do sul”, Seth era costumava ter uma aparência marcada por orelhas grandes e nariz pontiagudo, podendo representar vários animais que viviam do Antigo Egito. “Sua representação de forma animal deixava até os antigos egípcios perplexos, mesmo que ele também aparecesse com forma humana.”

Ele foi assassinado pelo seu irmão Seth, o deus do caos, do deserto e da guerra. Ísis e Osíris eram irmãos gêmeos que se apaixonaram ainda no ventre da mãe, a deusa Geb. Juntos governavam o Egito e traziam prosperidade para o povo, pois eram os deuses da fertilidade, magia, da vegetação e da vida após a morte.

Inicialmente, era considerado um deus da fertilidade, mas, com o tempo, foi vinculado à morte e à vida após a morte. Nesse último atributo, Osíris era considerado o senhor do mundo dos mortos, aquele que reinava nesse domínio, sendo também quem conduzia o julgamento de todos os que morriam.

O mais conhecido de todos eles é Zeus, deus do raio e do trovão.