Quem foi Hórus na Bíblia?

Perguntado por: dflores . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Hórus era o deus dos céus, representado pelos egípcios como um falcão. Era o protetor da humanidade, da realeza e patrono dos homens jovens. Os deuses egípcios acreditavam que eram encarnações desse deus. Na mitologia egípcia, Hórus era filho de Osíris e Ísis.

Ele teve 12 discípulos, dois dos quais foram suas “testemunhas” e eram chamados “Anup” e “AAn” (os dois “Joãos”). Ele realizou milagres, expulsou demônios e ressucitou El-Azarus ( “El-Osíris”) dos mortos. Hórus andou sobre as águas.

A popularidade de Osíris e o fato de ele ser amado causava inveja em Set, e a situação se agravou quando Néftis, esposa de Set, deitou-se com Osíris.

Poderes e habilidades
Como o deus do céu Hórus pode voar, e mantém domínio sobre todas as criaturas voadoras. Ele também detém domínio sobre a esfera dos reis, podendo influenciar a política no mundo mortal. Hórus tem força e agilidade sobrehumanas.

A lenda volta ao Egito, onde, em uma luta o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, que acabou sendo substituído por um amuleto, que deu origem então ao que hoje é conhecido como o Olho de Hórus.

A ligação de Hórus com a guerra tem relação com o mito que narra as batalhas que esse deus travou com Set, o seu grande inimigo.

Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. O olho de hórus era um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, e eram usados como representação de força, vigor, segurança e saúde.

Como visto no mito de Ísis e Osíris, Seth, irmão de Osíris, o assassinou para ficar com o seu trono. Hórus, não conformado com tamanha injustiça, resolveu travar uma batalha contra Seth para ter de volta o trono que era de seu pai, Osíris.

Os deuses representados nos vasos canópicos, usados nos ritos fúnebres, eram seus filhos: Duamutef, Imset, Hapi e Kebechsenef. Um deus falcão criador, chamado Harmerti ou Heru-ur, protetor de Letópolis, foi a primeira versão de Hórus, sendo filho de Nut e de Geb.

Era uma divindade extremamente popular entre os egípcios, sendo considerado a principal divindade em forma de ave, representado por um falcão. O nome Hórus é tradicionalmente associado com a divindade que é conhecida como filho de Ísis e Osíris, embora outra divindade egípcia seja conhecida pelo nome Hórus.

Resumo sobre o olho de Hórus
Representa também a onisciência, isto é, o conhecimento sobre todas as coisas, sendo tido como o “olho que tudo vê”. A origem do olho de Hórus remonta à mitologia egípcia, mais especificamente à batalha entre os deuses egípcios Seth e Hórus, na qual Hórus teve seu olho esquerdo arrancado.

Anúbis, também chamado de Anupo, é o deus egípcio protetor, guardião e guia dos mortos. Na mitologia egípcia, ele auxilia os mortos no encontro com Osíris. Para isso, é associado ao olho de Hórus e também apontado como o deus dos ritos funerários, como o processo de mumificação dos faraós.

Hórus, tomando as dores da mãe, foi tirar satisfações. Tio e sobrinho saíram no braço. Ísis, vendo o filho em desvantagem, atirou um arpão contra Seth.

deus Rá

O faraó, líder político, era considerado pelos egípcios a encarnação do deus , deus dos céus e mais importante dentre os deuses da mitologia egípcia.