Quem foi Homem que Calculava?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

De autoria do professor e engenheiro civil Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), cujo pseudônimo era Malba Tahan, O Homem que calculava foi publicado pela primeira vez em 1946 e até hoje teve mais de 50 edições.

Vencido o desafio, Beremiz se casa com Telassim, que já era cristã, e converte-se também ao cristianismo.

A narrativa gira em torno da figura do calculista persa Beremiz Samir e se desenvolve em um ambiente próprio da an- tiga Arábia, tendo ao centro a bela Bagdá, berço de riqueza, cultura e ciência; num misto de aventura, filosofia, romance e, principalmente, muitas questões matemáticas, o que seria plenamente razoável, ...

Usando seu pseudônimo mais conhecido, Malba Tahan, o professor Júlio César de Mello e Souza (1895 – 1974), natural do Rio de Janeiro, foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil.

Beremiz, com o apoio do seu amigo, propôs resolver o problema adicionando seu próprio camelo para totalizar 36. Dessa forma, a divisão proposta pelo pai seria respeitada: O filho mais velho ficaria com a metade de 36: 18. O filho do meio ficaria com a terça parte de 36: 12.

Haviam recebido uma herança de 35 camelos do pai, que deixava a metade para o mais velho, a terça parte para o irmão do meio e a nona parte para o irmão mais moço. O motivo da discussão era dificuldade em dividir a herança: o mais velho receberia a metade.

Beremiz, com o apoio do seu amigo, propôs resolver o problema adicionando seu próprio camelo para totalizar 36. Dessa forma, a divisão proposta pelo pai seria respeitada: O filho mais velho ficaria com a metade de 36: 18. O filho do meio ficaria com a terça parte de 36: 12.

- Tu, segundo a vontade de teu pai, deverias receber a nona parte de 35, isto é, 3 e tanto. Vais receber uma nona parte de 36, ou seja, 4. Teu lucro foi igualmente notável.

O romance relata as viagens do árabe Beremiz Samir, o homem que calculava, no deserto. Em suas andanças ele usa sua habilidade em lidar com números para resolver problemas cotidianos e característicos da cultura árabe.

O autor narra a história de Beremiz Samir, um viajante com o dom dos cálculos matemáticos, que maneje os números com a facilidade de um ilusionista. Problemas aparentemente sem solução tornam-se claramente compreensíveis. Gráficos facilitam ainda mais a leitura do livro.

Dia do Matemático
Hoje, dia 26 de outubro, prestamos homenagem aos Matemáticos e em especial, a Gladys Mae West! E por qual motivo? Por que Gladys West, matemática, afro-americana e de origem humilde, transpôs barreiras econômicas e sociais, desempenhando papel fundamental para o desenvolvimento e criação do GPS.

Os problemas são: "O Problema dos 35 Camelos" e "O Problema do Joalheiro", onde o professor pode trabalhar questões como proporcionalidade, frações e divisão.

Significado de Bagdali
adjetivo masculino e feminino Relativo a Bagdá, capital do Iraque. Etimologia (origem da palavra bagdali). Do ár. substantivo masculino e feminino Natural ou habitante de Bagdá.

Quando lá chegaram, o rico Salem Nasair cumpriu sua palavra dada, entregando ao ´Homem que calculava´ cinco moedas pelos cinco pães e a mim, pelos três pães, três moedas.