Quem foi Herodes o Grande na Bíblia?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Herodes I o Grande (73-04 a.C.) foi rei da Judéia (localizada onde hoje é o sul de Israel) entre 40 e 4 a.C. Durante seu reinado impulsionou o desenvolvimento da região, construiu diversas obras públicas e reconstruiu o templo de Jerusalém.

Introdução. Herodes matou o Apóstolo Tiago e, depois, aprisionou Pedro.

Herodes é um nome masculino bíblico de origem hebraica. De acordo com estudiosos da onomástica, do grego Herod, é possível que seu significado seja “canção do herói”. Esse significado resulta da junção dos elementos heros, que significa “herói”, e oides, que significa “ ode, canção”.

Segundo o livro de Atos, Herodes morreu durante seu discurso em Cesareia, onde as pessoas o chamavam de deus, então um anjo o fere, pois havia recebido a honra que apenas Deus tem e ele morre comido por vermes.

São João Batista denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades – sua cunhada –, e com ela vivia como esposo. Herodes prendeu João. E numa festa, Salomé, a filha de Hedodíades, dançou para Herodes.

17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: 'Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão. ' 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia.

Jericho

Jericó é uma cidade palestina, situada na Cisjordânia, a poucos quilômetros do rio Jordão, a 8 quilômetros da ponta norte do Mar Morto e aproximadamente a 27 km de Jerusalém. É considerada a cidade mais antiga ainda existente, habitada há 11 000 anos.

Em Mateus 14:1–11 lemos que o rei Herodes prendeu João Batista injustamente devido à insistência de sua nova esposa, Herodias, que queria que João Batista parasse de condenar seu casamento ilegal com o rei (ver Marcos 6:17–19).

Herodes Arquelau (23 a.C. — 18 d.C.) foi um príncipe que governou a Judeia por pouco tempo. Ele foi filho e sucessor de Herodes.

Salomé (ca. 14 - entre 62 e 71) foi uma neta de Herodes, o Grande, filha de Herodes Filipe e Herodias, tendo sido criada na corte do tio, Herodes Antipas.

Salomé

Salomé, então, sob a influência de sua mãe, reivindicou "em um prato, a cabeça de João Batista". O tetrarca não se atreveu a recusar, para não ficar mal diante de seus convidados. Ele imediatamente enviou um guarda para decapitar João Batista em sua cela. E Salomé recebeu a cabeça, que deu à sua mãe.

A bíblia cita pelo menos 6 Herodes, pois esse nome era bem comum entre os governantes daquela época. Esses governantes eram idumeus, que vieram da região da Idumeia, nome grego para Edom, onde moravam os descendentes de Esaú.

São conhecidos como mandeus (de mandaiia, conhecimento, em sua língua aramaica). Essa designação, atribuída externamente, hoje se refere aos membros não iniciados. Seu clero recebem o nome de nasuraiia, os observantes ou os iniciados, como os nazireus da Bíblia[1].

Aos 30 anos, profeta teve cabeça cortada por Herodes, a pedido de sua filha Salomé.