Quem foi Hamurabi na Bíblia?

Perguntado por: lagostinho . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Quem foi Hamurabi? Sexto rei sumério, nascido em cerca de 1810 a.C em Babel da primeira dinastia babilônica dos Amoritas e o fundador do primeiro Império Babilônico, unificando o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor.

Visão geral do livro
O código de Hamurabi foi escrito cinco séculos antes de Moisés e os pontos de semelhança mostram que uma das fontes da legislação mosaica foi o fundo de leis desenvolvidas pelas culturas semíticas durante um longo período de tempo.

O deus Shamash. O deus mesopotâmico Shamash era o deus da justiça, adoptado como divindade principal do panteão de Hamurabi. Na imagem, tabuleta votiva babilónica dedicada a Shamash.

Não foi bem-sucedido, mas ao menos estabeleceu que o deus Sol, Shamash (ou Samas) deveria ser adorado por todos. Antes do Código de Hamurabi já existiam outros códigos na Mesopotâmia, como o Código de UR-Nammu que enfatizava a compensação pecuniária para os delitos cometidos e não a lei de talião.

Enquanto a Lei de Deus foi escrita pelo próprio dedo de Deus, em duas tábuas de pedra, a Lei Cerimonial ou Lei de Moisés foi escrita por este, num livro. Esta lei destinava-se a regular as cerimónias e diversos aspectos do quotidiano do Povo de Israel, quando este entrou na Terra Prometida.

Pontos principais do código de Hamurábi:

  • não cumprimento de contrato;
  • lei de talião (olho por olho, dente por dente);
  • falso testemunho;
  • roubo e receptação;
  • estupro;
  • família;
  • escravos;
  • ajuda de fugitivos.

Hammurabi

O Primeiro Império Babilônico foi criado por Hammurabi na baixa Mesopotâmia. Hammurabi liderou a Babilônia, controlando o maior Império de Ur. Era a dinastia dos amoreus, que terminou no século XVI, quando a região foi invadida pelos hititas.

O Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas pelo sexto rei da Suméria Hamurábi, da primeira dinastia babilônica, no século XVIII a.C., na Mesopotâmia. É um código baseado na lei do Talião, que representa uma dura retaliação do crime praticado e de sua pena.

O Código de Hamurabi foi o primeiro código de leis da História e teve sua origem na Mesopotâmia enquanto era governada por Hamurabi, entre 1792 e 1750 a.C. Esse código tinha como base a lei de Talião, que punia o criminoso de forma semelhante ao crime cometido.

Na verdade, Talião, originário do latim “Lex Talionis”, significa lei de tal tipo, condizendo com a ação na devida proporção da agressão. A justa reciprocidade do crime e da pena. Tal pena para tal crime. O mal que alguém faz a outro, deve retornar a este, através de um castigo imposto, na proporção daquele mal.

Criador do Universo, também podia ser chamado de Merodach e Bel, que significa Senhor (aparecendo com este nome na Bíblia). Era casado com Sarpanitu e começou por ser o deus das tempestades, tornando-se posteriormente no principal deus mesopotâmico, representando a fertilidade.

Após a morte de Hamurábi, o Primeiro Império Babilônico passou por um processo de enfraquecimento que contou com intrigas políticas e rebeliões populares. Além disso, a chegada de povos estrangeiros contribuiu para o fim do domínio babilônico. Nesse período, destacaram-se os ataques dos cassitas e dos hititas.

A importância histórica do Código de Hamurabi pode ser avaliada pelo fato de ele ter se tor- nado a fonte jurídica na qual se basearam as leis de praticamente todos os povos semitas da Antiguidade, incluindo os assírios, os caldeus e os próprios hebreus.

Rá (do português Ré) é o Deus Egípcio do Sol sendo a principal divindade da religião egípcia. O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos.

Também denominado Sama, Samash, Babbar ou Utu, era o deus da justiça (libertando os atormentados pelos demónios), da fertilidade e do Sol sumério e babilónico.

Como explicamos acima, o Código de Hamurabi foi um dos códigos de lei mais antigos da História recordada. Ele se baseava na Lei de Talião, ou seja, “Olho por olho, dente por dente”. Isso significava que a punição de um ato criminoso deveria ser de igual proporção em relação ao crime cometido.