Quem foi Francisco Canhos?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Francisco Canho aprimorou a tecnologia, e criou o primeiro chuveiro elétrico seguro e com registro de água, e foi assim que revolucionou esse mercado.

Francisco Canho

Série Energia: Chuveiro elétrico foi criado por brasileiro e se popularizou nos anos 1930. Muita gente não sabe, mas o chuveiro elétrico que temos na nossa casa, foi criado por um brasileiro, no século passado, chamado Francisco Canho. Mas a ideia de aquecer a água para tomar banho é muito antiga.

A tecnologia de Francisco Canho permitiu o aprimoramento destes problemas, sendo por este motivo que a invenção é atribuída a ele. Foi no interior de São Paulo, na cidade de Jaú, em que o primeiro chuveiro elétrico seguro ganhou forma.

O primeiro modelo deste tipo foi criado por Francisco Canhos Navarro, em 1927, em uma pequena oficina na cidade de Jaú, no interior de São Paulo. Antes, para ter banho quente, era preciso uma engenhoca cara a gás ou à lenha.

Alberto Santos Dumont

Da mente do inventor e cientista Alberto Santos Dumont surgiram várias ideias para facilitar a vida da sociedade e da indústria, desde chuveiro de água quente ao 14-Bis.

O chuveiro elétrico é uma invenção brasileira. Surgiu em decorrência da falta de infraestrutura do país, que nos anos 1930 - ao contrário da Europa - as grandes cidades não possuíam redes de gás para o aquecimento da água.

Além do aquecimento a gás, a lenha era outra forma das pessoas terem água quente para a higiene pessoal. Porém, muitas cidades brasileiras não contavam um sistema de gás tão extenso e abrangente como a Europa, o que fez com que o chuveiro elétrico se tornasse uma excelente alternativa para os brasileiros.

O chuveiro elétrico foi inventado por um engenheiro brasileiro chamado Francisco Canho, em 1945. Naquela época, as pessoas dependiam de métodos tradicionais para aquecer a água, como aquecedores a gás ou lenha. No entanto, esses métodos eram ineficientes, caros e muitas vezes perigosos.

Alessandro Lorenzetti

Alessandro Lorenzetti
Nascido na Itália, formou-se engenheiro civil em 1886 na cidade de Roma. Em 1923 fundou a Sociedade Tonanni & Lorenzetti.

Originalmente, os chuveiros não tinham aquecimento ou, se tinham, era um aquecimento prévio, realizado por meio da queima de lenha. No século XX, o aquecimento a gás foi introduzido nos Estados Unidos e na Europa.

"O Peru é o maior importador de chuveiro elétrico do mundo, mas outros mercados importantes são Bolívia, Paraguai, México, Costa Rica, Guatemala, Equador e Cuba", afirma Maria.

Com cinco fábricas no Brasil, sendo quatro unidades no Estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, a Lorenzetti possui distribuição nacional e internacional. O objetivo é oferecer produtos de qualidade e com design inovador, desenvolvidos com a mais alta tecnologia e consciência ambiental.

A água acumulada empurra o diafragma, peça que serve de apoio para alguns pontos de contato elétrico. Quando o diafragma sobe, esses pontos tocam nos contatos da parte superior do chuveiro, que é conectada à rede de energia. Só aí a corrente elétrica é acionada, ligando o chuveiro.

A resistência elétrica é uma peça formada de condutor metálico e que está interligada ao sistema elétrico de um equipamento, tendo a função de transformar energia elétrica em energia térmica (calor), de acordo com o Efeito Joule. Confira: Banheiro moderno – 10 dicas de como projetar! Confira!

Facilidade de manutenção e durabilidade são características que variam com a qualidade da matéria-prima utilizada na fabricação do chuveiro. “O aço inoxidável é o material mais recomendado porque é resistente à corrosão e às altas temperaturas, além de ser altamente higiênico”, explica a arquiteta Carolina Haddad.

Wilbur Wright

Orville e Wilbur Wright, os Irmãos Wright, fizeram o considerado o primeiro voo motorizado da história, em dezembro de 1903, nos Estados Unidos. O experimento usou uma catapulta para propulsionar o voo.

Desses inventos, o mais disseminado é, sem dúvida, o relógio de pulso. Se não foi o criador do objeto, Dumont certamente merece registro por tê-lo difundido como item quase obrigatório no dia a dia. No início de século XX, a ideia de usar relógio no pulso apenas começava a se desenvolver.

Contornando a Torre Eiffel
em um acidente que quase lhe tirou a vida, Dumont cumpriu a missão em 1901, pilotando o balão "n.º 6", com um motor de 16 HP, contornou a Torre Eiffel.

Uma coisa curiosa sobre os banheiros nos Estados Unidos é que você verá uma grande banheira no lugar dos tradicionais boxes. A água quente, por sua vez, vem de um aquecedor de água projetado para fornecer água ao domicílio inteiro — assim como os países europeus.

chuveiro {masculino}
ducha {f.}

Como citamos antes, assim como as torneiras, a água é aquecida nos cilindros, que podem ser a gás ou elétricos, assim, no chuveiro nunca é elétrico em Portugal.