Quem foi expulso da sinagoga?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Os fariseus questionaram o homem e o expulsaram da sinagoga porque ele se recusou a condenar Jesus como pecador por curar no Sábado.

As sinagogas eram normalmente geridas pelas autoridades civis, no caso de a população de um determinado local ser toda hebreia. Caso a população fosse mista e houvesse mais de uma sinagoga cada uma delas teria os seus dirigentes (por norma, em número de três e chamado de "conselho sinagogal").

Em Nazaré, Jesus entrou numa sinagoga, o lugar de reunião da igreja judaica. Ali, Ele Se levantou e leu as escrituras. Jesus leu as palavras do profeta Isaías. Isaías dissera que o Salvador do mundo viria à Terra e ajudaria as pessoas.

Os fariseus questionaram o homem e o expulsaram da sinagoga porque ele se recusou a condenar Jesus como pecador por curar no Sábado.

Uma mulher que estava sofrendo com uma hemorragia (Marcos 5:25). Esta mulher foi curada depois de tocar no manto de Jesus (Marcos 5:28-29).

Cafarnaum

Cafarnaum deve ser visitada por inúmeros motivos dentre os quais: Jesus lá viveu por um tempo e pregou; a cidade foi destruída porque foi amaldiçoada; a importância, como sítio arqueológico, é indiscutível já que a cidade foi ocupada por diferentes povos; lá encontra-se, acredita-se, a casa de Pedro (ou de sua sogra); ...

Depois disso, Jesus começa o período das pregações. Ele poderia ter ido para Jerusalém, mas preferiu ficar na Galiléia, se juntar aos pescadores e pregar para as pessoas simples”, explica o professor Serge Ruzer, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

“No lugar onde Jesus viveu 30 anos e no lugar onde Nossa Senhora recebeu o anúncio do anjo foram transformados em lugar de oração”, conta o Frei Bruno. Os primeiros cristãos vinham rezar e deixavam inscrições nas pedras e colunas da casa.

mulheres, escravos e crianças.

As sinagogas são espaços usados para diversos propósitos além da oração comuni- tária, como, por exemplo, a leitura pública e estudo do Tanakh, a Bíblia Hebraica, em especial, mas não somente o Pentateuco, isto é, a Torá Escrita; no entanto, como já dito, uma sinagoga não é necessária para nenhum elemento do culto ...

Templo de culto judaico. 2. Assembleia religiosa de judeus.

Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”.

Isaías fala dos juízos de Deus contra as nações iníquas. Israel encherá a Terra. Isaías 28–35 Isaías prediz a apostasia, a Restauração e o surgimento do Livro de Mórmon. Israel será dispersa por ter rejeitado o Senhor e os profetas.

Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.

Após a súplica de Jairo, que aos seus pés, promete adoração, Jesus vai até a casa do homem e ressuscita sua filha, Débora.

O episódio desta quarta-feira conta a história de Débora (Leticia Pedro). Filha de Jairo (Floriano Peixoto), chefe da Sinagoga de Cafarnaum, Débora tem em seu pai a figura de um herói.