Quem foi esposo de Maria Madalena?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

João Evangelista

Não é mencionado nas escrituras quem é casal que estava realizando a comunhão, mas alguns comentaristas bíblicos, historiadores e o teólogo São Jerônimo, do século 9, acreditam que o casamento é de Maria Madalena e João Evangelista, o autor do quarto evangelho.

Madalena aparece, de fato, nos quatro evangelhos canônicos como sua confidente, e ela está consciente da sua relação especial com o profeta. O momento-chave que revela a importância de Madalena para Jesus é o da cena da crucificação e ressurreição.

Éfeso, Turquia

“Nesse exame ficou comprovado que nós somos irmãos. O Dom é o Tidinho, mãe”, revela ela. Madalena fica sem reação, emocionada.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

Maria

Trata-se de Maria, uma jovem judia nascida em Nazaré há pouco mais de 2 mil anos, quando essas terras ao sul de Israel eram parte do Império Romano. Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo.

Maria era irmã de Marta e Lázaro. Eles moravam em Betânia. Jesus e Seus discípulos muitas vezes descansavam em sua casa e Maria e Marta cuidavam deles.

Filó (Dira Paes) deixou claro para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ele é o pai biológico do rapaz no fim da primeira fase da novela das 21h. Lembrando que o parto de Tadeu foi feito pelo próprio José Leôncio, ali na fazenda mesmo.

José Leôncio sempre soube
Na verdade, o protagonista sempre soube da verdade. Mesmo com a revelação de Filó no final da novela, ele não se surpreende. José Leôncio afirma que considera Tadeu (José Loreto) seu filho desde que ele chegou à fazenda.

Zé Leôncio e Filó criam Tadeu, ele cresce e se torna um peão.

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs.

Tiago, o Justo

Tiago, o Justo, era irmão de Jesus.

Teria se casado com 14 ou 15 anos. Nos Evangelhos, a profissão de José é citada como "carpinteiro", mas o termo grego que designa a profissão está mais próximo de "construtor", aquele que trabalhava com madeira, pedra ou ferro.

E, ao integrar neste contexto as referências bíblicas, pode-se deduzir que Maria Madalena era “uma mulher rica, de um povoado economicamente bem posicionado”, e não necessariamente uma prostituta, acrescenta a autora.

Na reconstituição, ela teria cabelos castanhos, na altura do ombro, o rosto seria fino, sobrancelhas grossas e olhos também castanhos. Além do português, o estudo terá traduções em inglês e italiano e a publicação foi confirmada na revista de filosofia e história Humanitas da Editora Escala.