Quem foi elimeleque na Bíblia?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Elimeleque, segundo a Bíblia, era o marido de Noemi, sogra de Rute. Pertencia à família hezronita, que habitava em Efrata de Belém no tempo dos juízes.

Elimeleque: significa “meu Deus é Rei”, "o Senhor é Rei". Na Bíblia, Elimeleque era marido de Noemi, sogra de Rute. Juntos, Elimeleque e Rute tiveram dois filhos: Malom e Quiliom.

Elimeleque era um homem da tribo de Judá, da família dos hezronitas, e parente de Boaz, que habitava em Belém nos dias dos juízes. Em consequência de uma grande perda, ele e sua esposa Noemi e seus dois filhos foram morar na terra de Moabe. Lá ele e seus filhos morreram (Rute 1:2,3; 2:1,3; 4:3,9).

Mesmo contra a vontade de Rute e Orfa, os irmãos se envolvem com jogos de azar. Na sequência, eles são mortos por capangas de Oriel.

Noemi, o marido e os dois filhos mudaram-se de Belém para a terra de Moabe por causa da fome. O marido de Noemi faleceu em Moabe e seus filhos casaram-se com mulheres moabitas. Depois da morte dos dois filhos, Noemi incentivou as noras a morarem com suas respectivas famílias para terem alguém que cuidasse delas.

Moabe: significa "de seu pai" em hebraico. No Antigo Testamento, este é o nome de um filho de Ló. Ele era o ancestral dos moabitas, um povo que vivia na região chamada Moabe, a leste de Israel.

Ou seja, ele devia pagar a soma necessária para que seu irmão recobrasse a liberdade (Lv 25,47-49). Esse parente próximo era chamado de “resgatador” (em hebraico, goel). O objetivo da lei do resgate era defender e fortalecer a família no sentido amplo.”

Os moabitas eram um povo que descendia de Moabe, filho de Ló. Eles eram parentes próximos dos israelitas, e até conseguiram conviver com eles amistosamente em alguns períodos da História. Porém em muitas outras ocasiões os moabitas aparecem na Bíblia como inimigos do povo de Deus.

Israelita é filho de um dos primos de Elimeleque, falecido marido de Rute.

Etimologia (origem da palavra Belém). A palavra Belém deriva do hebraico, pelo latim “Bethlehem”, sendo seu sentido mais comum em hebraico “casa do pão”.

Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.

Essa história aconteceu, provavelmente, no período dos juízes, que foi uma época de fome e escassez, em razão da desobediência e da apostasia do povo. Um israelita, chamado Elimeleque, cujo nome significava "meu Deus é rei", num ato desesperado, mudou-se de Belém ("casa de pão") para Moabe - uma terra inimiga.

Belém de Judá

Juntamente com seus filhos e marido, Elimeleque, o efrateu, Noemi formava uma abastada e distinta família que morava em Belém de Judá.

Não é compreensível por que deram nomes tão sombrios a seus filhos; Malom significa: “Doença, enfermidade e Quiliom: “Quase morto, definhamento”.

No campo mais simples de significado, Moab é o nome de uma faixa de terra montanhosa hoje em dia parte da Jordânia. Na Antiguidade, esta faixa pertencia ao chamado Reino Moabita, um reino vizinho de Israel, um inimigo de peso no domínio regional.

Esse nome que também pode ser Chilion, vem do hebraico Killayon, que significa "falha", "aniquilação", derivado do verbo kala, que quer dizer "chegar ao fim". Devido a isso o nome Quiliom ganha o sentido de "aquele que falha", "aquele que aniquila", "homem que chega ao fim, a finalidade".

Noemi também aprendeu a lição: ela demonstra confiar na provisão de Deus, e permanece no lugar onde pode receber Sua bênção Por isso ela instrui Rute a ficar junto das servas de Boaz para que em outro lugar ela não seja molestada.

Deuses dos Moabitas, Amonitas e Filisteus

  • Milcom.
  • Moloc.
  • Cámos.
  • Dagon.

Por que estudar esse livro? No livro de Rute, lemos uma comovente história de conversão, coragem, determinação, lealdade e fidelidade. A compaixão e o amor entre Noemi e sua nora, Rute, inspiram os que estudam esse livro a refletir sobre seus relacionamentos tanto dentro como fora da família.