Quem foi Édipo na Bíblia?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Édipo nasceu príncipe da cidade de Tebas, filho do rei Laio e da rainha Jocasta. Ao nascer, foi levado ao oráculo de Delfos onde foi profetizado que Édipo se tornaria um herói, após matar o pai e desposar a mãe, desencadeando uma cadeia de desgraças, que causariam a ruína da casa real.

A trama do mito de Édipo é encontrada na peça de Édipo Rei e conta da profecia que um oráculo dá sobre o filho de Laio e Jocasta, rei e rainha de Tebas. Essa profecia fala que Édipo matará seu pai e desposará sua mãe, e isso causa seu abandono pela família.

Édipo vagava pela estrada, depois de consultar o oráculo de Delfos, quando encontrou Laio, que o agrediu verbal e fisicamente. Édipo reagiu e acabou matando Laio.

até que ponto somos donos de nosso destino, se consideramos que existe uma força superior a nossa simples vontade humana, viveremos de maneira mais humilde e aceitaremos o destino de nossas vidas, ainda que lutemos para melhorar nossa sorte (que os gregos chamavam de fortuna).

Édipo: Significa “o de pés furados” ou “pés inchados”. Édipo é um nome masculino e derivado do grego Oídipous, formado a partir da junção dos elementos oidein, que significa “inchar”, e pous, que quer dizer “pé”. Ou seja, é traduzido literalmente como “aquele que tem os pés inchados”.

Tomado pela fúria, Édipo matou Laio e todos os seus homens, exceto um, acreditando serem um bando de malfeitores. Ao chegar a Tebas, Édipo soube que o rei da cidade havia sido morto recentemente e que a cidade estava à mercê da Esfinge, um monstro que devorava todos os que não resolvessem seu enigma.

A resolução do enigma
O que é que de manhã tem quatro patas, de tarde tem duas e de noite tem três? O ser humano. Ele engatinha quando criança, caminha quando é adulto e precisa de uma bengala assim que envelhece. Édipo foi quem respondeu à questão e derrotou a Esfinge.

Édipo, por seu lado, tenta evitar que o destino se cumpra, mas ignora a sua real origem. Quando tenta escapar, não voltando a Corinto, está, em verdade, contribuindo para que o destino se realize. Assim, a moira grega, ou destino cego, era uma força asfixiante da qual nenhum mortal (e nenhum deus) poderia escapar.

Theodor Reik via a “mãe Jocasta”, como alguém com uma própria relação afetiva adulta insatisfatória e uma super preocupação por sua criança como uma fonte primária de sua neurose.

No processo edipiano, o menino gradualmente abandona os desejos pela mãe e fortalece laços afetivos com o pai. A energia sexual é desviada da mãe para outras pessoas do sexo oposto.

Principais tragédias e comédias gregas
Ésquilo – Os Persas (472 a.C.); Sete contra Tebas (467 a.C.); As Suplicantes (463 a.C.); Trilogia Agamêmnon; Coéforas e Eumênides (458 a.C.) Sófocles – Ájax (443 a.C.); Antígona (442 a.C.); Édipo Rei (427 a.C.); Édipo em Colona (401 a.C.)

Depois de momentos de tensão e mistério, descobriram que o responsável pelo assassinato do Rei Laio foi o atual Rei de Tebas, Édipo. O Julgamento conta com a ilustre presença do filósofo Empédocles e com o cúmplice do massacre.

Jocasta se matou ao saber que tinha se tornado esposa de seu filho, com o qual teve quatro filhos, e Édipo, com o camafeu (um alfinete) de Jocasta, cegou-se e saiu vagando no exílio. Ora, essa tragédia se realizou porque a todo instante cada escolha foi feita tentando evitá-la.

Para Freud, se o complexo de Édipo ficar mal resolvido, a pessoa pode ter consequências relacionadas com dificuldade nos relacionamentos, homossexualidade ou mesmo ter um comportamento submisso.

O Complexo de Édipo foi formulado e descrito por Sigmund Freud no fim do século 19, com base na mitologia grega de “Édipo Rei”. É uma das teorias da psicanálise que descreve a atração que os filhos sentiriam pelo genitor do sexo oposto, ao mesmo tempo em que rivalizaria com o do mesmo sexo.

O Complexo de Édipo é um fenómeno descrito pelo psicanalista Freud para designar uma altura do desenvolvimento infantil em que a criança desenvolve sentimentos amorosos pelo progenitor do sexo oposto e hostis em relação ao progenitor do mesmo sexo.

O complexo de Édipo invertido se refere à afeição dada à criança pelo genitor do mesmo gênero. Ou seja, os meninos se afeiçoam ao pai, demonstrando ciúmes de ver a mãe próxima do pai e têm atitudes agressivas contra a mãe, além de ter sentimentos negativos contra ela.

Na década de 1930, Freud divide o Complexo de Édipo feminino em Sexualidade feminina e Feminilidade, a Feminilidade entende que abandonada a mãe, abre para menina a possibilidade da passagem a pai como objeto de amor; o pai passa ser a quem a menina espera ter bebês, substitutos simbólicos ao pênis ausente.

Édipo e Jocasta tiveram quatro filhos: Antígona, Isménia, Etéocles e Polinice. Mais tarde, por ocasião de uma peste, Édipo descobre, através de um outro oráculo, que o estranho que matara era seu pai e que a mulher com quem vive é a sua mãe.

Resposta: O verdadeiro pai de Édipo tenta matá-lo, contudo, a criança sobrevive. cresce e mais tarde vem a matá-lo, uma vez que não sabe que este é o seu pai, em seguida, casa-se com sua própria mãe, sem saber que a mesma também era a sua mãe.