Quem foi Duque de Caxias antes do militar?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Em 1818, Luís Alves ingressou na Academia Real Militar, criada por Dom João VI em 1844, onde permaneceu até 1821. Galgou os postos de cadete, alferes e tenente. Quando concluiu o curso, foi incorporado ao 1.º Batalhão de Fuzileiros.

Lidera as tropas do Exército nas guerras platinas em 1851 e exerce, depois, a Presidência da província gaúcha. Em 1866 chefia as forças brasileiras na Guerra do Paraguai e conquista Assunção em 1869. No mesmo ano recebe o título de duque de Caxias.

Em 14 de março de 1931, através do ato do interventor Plínio Casado, foi criado, pelo Decreto Estadual Nº 2.559, o distrito de Caxias, com sede na antiga Estação de Meriti, pertencente ao então município de Nova Iguaçu.

Pacificador e soldado de vocação, “seus atos de bravura, de magnanimidade e de respeito à vida humana conquistaram a estima e o reconhecimento dos adversários”. Genocida e racista, liderou uma repressão militar que “matou, de forma atroz, cerca de 10 mil pessoas entre a população pobre, negros e mestiços”.

"Justino Pires de Arruda foi um dos 25 mil soldados enviados pelo Brasil para combater durante a Segunda Guerra Mundial, no front norte da Itália.

Ele comandou o exército brasileiro. Lutou para consolidar a nossa independência. Conteve revoltas em várias regiões do Brasil e defendeu a Pátria na Guerra do Paraguai. O dia em que o duque de Caxias de nasceu - 25 de agosto de 1803 - tornou-se o Dia do Soldado.

HENRIQUE BÕHM

OÃO HENRIQUE BÕHM. O fundador do Exército Brasileiro.

O Partido Conservador, pelo qual Caxias se elegeu senador, defendia o Estado centralizado e a manutenção da ordem social. Osório era do Partido Liberal, que priorizava a descentralização do poder e a maior participação dos cidadãos no processo político.

Duque de Caxias morreu em 1880. Como militar e depois como político influente, jamais combateu por odiar quem estava na frente dele, mas por amar a sociedade brasileira, a qual, como soldado, jurou defender. Esse legado permanece vivo em corações e mentes dos militares brasileiros.

Participou das guerras da independência, na Bahia, tomou parte nos combates às revoltas durante o período regencial, no Rio Grande do Sul e no Maranhão, e atuou na Guerra da Cisplatina. Finalmente, comandou o exército brasileiro no Paraguai.

O nome do município é uma homenagem ao patrono do Exército brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, também conhecido como “O Pacificador”. Ele nasceu na região do município, em 1803.

Duque de Caxias, nasceu Luiz Alves de Lima e Silva, em 25 de Agosto de 1803. Prestou serviços políticos e militares à Nação por mais de 60 anos. Sua participação em diversas revoltas que ocorreram no Brasil lhe rendeu o apelido de “pacificador”.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

373 anos

Nesta segunda-feira (19), é comemorado o Dia do Exército, e o Presidente Jair Bolsonaro participou, em Brasília (DF), de uma solenidade Cívico-Militar comemorativa à data, com a imposição da Ordem do Mérito Militar e da Medalha do Exército Brasileiro. “Hoje é o nosso dia.

Na contenção da Revolução Farroupilha, Caxias liderou o que ficou conhecido como “Massacre dos Porrongos”, em que cerca de 1.700 lanceiros negros desarmados foram assassinados pelo Exército imperial.

Depois que os aliados tomaram Assunção, entre o fim de 1868 e começo de 1869, duque de Caxias deixou a guerra, visto que estava com a saúde comprometida. Seu lugar foi ocupado por conde d'Eu, marido da princesa Isabel.

Com a renúncia, nesta sexta-feira (1º), o município de Duque de Caxias passa a ter um novo prefeito, Wilson Miguel, que era vice-prefeito ao lado de Washington Reis e assume imediatamente a função.

ARLINDO LÚCIO DA SILVA, GERALDO RODRIGUES DE SOUZA e GERALDO BAÊTA DA CRUZ foram três soldados que pertenceram ao 11.º Regimento de Infantaria Expedicionário e que foram, assim como muitos brasileiros, lutar nos campos de batalha gelados da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

Tiradentes

O Tiradentes (1746-1792) (Lei 7.919, de 1989): Primeiro nome inserido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, Tiradentes condenado à morte por ter liderado o movimento separatista Inconfidência Mineira em 1792.