Quem foi dispensado do Serviço Militar pode ser convocado?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os jovens que se alistam no serviço militar e são dispensados por excesso de contingente não podem ser convocados novamente....

Quem foi dispensando por excesso de contingente pode ser convocado para o serviço militar? A lei que regula o funcionamento do serviço militar (lei nº 4.375/64) define que um homem que foi dispensado por excesso de contingente ainda pode ser convocado para prestar o serviço militar.

Quem serviu na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica e se afastou do serviço ativo de 1º de dezembro de 2017 a 30 de novembro de 2022 deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas.

Art. 9º Os reservistas das Forças Armadas ficam em disponibilidade das respectivas corporações, durante o período de três anos, a contar : (Redação dada pelo Decreto-lei nº 4.276, de 1942).

Tempo de serviço no Exército não pode ser computado como atividade policial — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Já aqueles que serviram às Forças Armadas, na saída, recebem a de Reservista. “Foi ruim não fazer no tempo certo, porque agora tive que correr para me apresentar e pagar multa para poder dar entrada no CDI”, disse Édipo Gomes. Mas não importa o caso, o alistamento é obrigatório para todos os homens.

Exército também aceita integrantes com tatuagens
O Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro informou à FOLHA DIRIGIDA que a tatuagem é aceita em candidatos pela Comissão de Seleção do Exército Brasileiro, desde que não seja ofensiva ou preconceituosa, não tenha palavrões ou suásticas.

Todo CDI pertence a 3ª Categoria, uma vez que, quando se é dispensado, não servirá o exército, exceto quando convocado ou por meio de concursos públicos.

Para requerer a dispensa por esse processo, é necessário apresentar os documentos comprobatórios exigidos pela Junta de Serviço Militar durante o Alistamento Militar. Após a solicitação ser aceita o cidadão receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Filho único deve servir? Conforme decreto 5.881 poderá ter isenção ao Serviço Militar em tempo de guerra e de paz, o filho único, que viver em companhia de sua mãe, viúva ou solteira, decrépita ou valetudinária, ou de pai decrépito ou valetudinário.

A dispensa também pode acontecer por excesso de contingente. Isso acontece quando sua região tem uma quantidade de alistados bem maior do que as vagas para servir o quartel. Jovens que se enquadrem na condição de pessoa com deficiência também podem conseguir a dispensa.

A apresentação é obrigatória para quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica e passou para reserva nos últimos cinco anos, visando à atualização dos dados junto às Forças Armadas, por meio do Exercício de Apresentação da Reserva – EXAR.

A Terceira Guerra Mundial teria ainda como consequência o aprofundamento de crises econômicas, sanitárias e de abastecimento, notadamente de alimentos, atingindo sobretudo as nações menos desenvolvidas economicamente.

Consulte o site www.alistamento.eb.mil.br para saber se foi dispensado ou encaminhado a seleção para servir o quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.