Quem foi desobediente a Deus na Bíblia?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

A história da desobediência de Sansão diante das ordens divinas que lhe custou a vida.

Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil.

Quando Jonas reconhece a sua desobediência, ele ordena aos marinheiros que o joguem para fora do barco e afirma que em seguida, a tempestade cessaria. Jonas é um símbolo do comportamento rebelde e desobediente a Deus.

Sansão

A história da desobediência de Sansão diante das ordens divinas que lhe custou a vida.

Quando ouviu isto, o velho profeta, que tinha feito voltar o outro para trás, exclamou: «É o profeta que desobedeceu às ordens do Senhor! Por isso, o Senhor o deixou cair nas garras dum leão que o despedaçou e matou, conforme o Senhor lhe tinha dito.»

Haverá castigo sobre nós por cada ato de desobediência a Deus, não devemos nos desviar da sua palavra, não deveríamos ter adorado outros deuses senão ao Senhor.

Cometer um pecado é desobedecer deliberadamente aos mandamentos de Deus ou deixar de agir retamente apesar de nosso conhecimento da verdade (ver Tiago 4:17 ).

Em termos simples, Saul não tinha autorização divina para oferecer sacrifícios a Deus. Mas, ansioso para buscar a ajuda de Deus antes de entrar no campo de batalha, ele se precipitou e ofereceu um sacrifício sem autorização. Esse grave erro de presunção foi o começo do fim para o primeiro rei de Israel.

“O compromisso [de Josué] foi de completa obediência. Sua preocupação foi a de fazer exatamente como fora instruído para que a promessa do Senhor se cumprisse. As instruções com certeza pareceram estranhas, mas sua fé no resultado o impeliu a obedecer.

Mas Jonas ficou desapontado porque o povo não foi destruído. Ele achava que eles não mereciam ser perdoados. Para ensinar uma lição a Jonas, o Senhor fez crescer uma árvore para protegê-lo do sol. Então a árvore morreu e Jonas ficou triste.

Elias

Elias fugiu para o deserto e clamou ao Senhor, dizendo: “Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida (…)”.

(Observação: Jonas 3:9–10 diz que Deus se arrependeu do mal que havia dito que faria ao povo de Nínive.

Mas Saul desobedeceu Deus em algumas situações. Em uma vez, Saul não esperou o profeta Samuel para oferecer os holocaustos. Saul ofereceu diretamente ao Senhor. Com essa desobediência, o seu reino que teria sido confirmado para sempre, passou a ter um tempo limitado.

A desobediência terá um preço, que pode custar à própria vida e ir mais além, destruindo histórias de pessoas inocentes. Rebeldia, transgressão, violação, infração, indisciplina, revolta...

Oséias

Interpretar a vida de Oséias não é fácil, ele é um símbolo dos acontecimentos de seu povo e época. Sua mensagem profética e sua história caminham lado a lado. Só para que possam ter compreensão ele casou-se com uma prostituta, Deus o deu esta ordem. Que ele vá e se case com uma prostituta.

Isaías ensinou que o Salvador seria desprezado e rejeitado, maltratado e afligido, que suportaria nossas dores e seria ferido por nossas transgressões.

Jeremias

Jeremias 26 relata que Jeremias profetizou que o povo precisaria arrepender-se ou seria levado cativo. Devido a sua mensagem, que ainda dava alguma esperança de livramento por meio do arrependimento, os líderes de Judá quiseram que Jeremias fosse morto.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.