Quem foi Davi para Deus?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Davi foi um homem "segundo coração de Deus" (Atos dos Apóstolos 13:22). Foi também o rei mais famoso de Israel. Antes disso, Davi foi pastor de ovelhas, escudeiro, líder militar, músico e poeta. Davi escreveu muitos salmos, onde descrevia seu amor, fé, humildade e confiança em Deus.

Davi foi coroado em Israel depois da morte de Saul e, em seu reinado, liderou grandes batalhas de conquista. Porém, o mais importante na história dele é o seu temor ao Senhor. É ele ter sido um homem segundo o coração de Deus.

Uma nova rebelião entre as tribos de Israel foi rapidamente derrotada por Joabe, que liderava o exército de Davi. Israel sofreu com um período de fome que durou três anos. De acordo com II Samuel 24, o rei Davi desagradou ao Senhor por contar o número de homens em Judá e Israel que poderiam servir nas forças armadas.

Davi, mesmo depois que se torna rei, busca viver sua vida como Deus queria e, quando ele falhou, foi sincero quanto ao seu erro, não culpando ninguém, se arrependendo amargamente por ele, e foi perdoado. Na maioria das vezes, a vontade de Deus é contra a nossa.

Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

Em 2 Crônicas 13:5 descobrimos "que o SENHOR, Deus de Israel, deu para sempre a Davi a soberania de Israel, a ele e a seus filhos, por uma aliança de sal" (ARA). Como as propriedades de conservação do sal, uma aliança de sal seria duradoura.

Davi pediu Ainoã em casamento durante a perseguição de Saul na quinta temporada de Reis.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Davi reinou sobre Israel durante quarenta anos – sete anos em Hebrom e trinta e três anos em Jerusalém. Ao informar sobre a velhice e morte de Davi, o cronista escreve: “Morreu em ditosa velhice, e repleto de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar” (1 Crônicas 29:28).

Davi teve outras balhas travadas com seus próprios filhos, mas em tudo Deus era com ele. No fim de sua vida, Davi preparou seu filho Salomão para ser o seu sucessor. Além disso, fez todos os preparativos para a construção do Templo do Senhor. Davi morreu depois de reinar sobre Israel por 40 anos.

Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto. Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã foi a ele, depois de Davi achegar-se a Bate-Seba.

Davi outro que amava Deus mais do que todas as forças caiu em pecado por força da fraqueza que era as mulheres, tinha todas que ele quisesse, mas se encantou com uma que estava no terraço tomando banho, não só a desejou como a possuiu e ainda matou seu marido para não ser descoberto.

O contexto da história nos revela que Saul, até então o rei de Israel, havia sido rejeitado por Deus. A sua rejeição não se deu porque ele era uma pessoa incapaz, ímpia ou perversa, nem tampouco porque ele era simplesmente um pecador. Deus manda Samuel ungir a Davi como rei.

No episódio do Fora de Série desta quinta-feira (23), o profissional explicou que a decisão do belemita foi tomada por causa de um pecado cometido por ele. Inbar explicou que Davi desobedeceu ao Senhor quando fez uma contagem do povo de Israel. “Ele pediu a Deus para desculpá-lo do pecado.

Davi era um menino bom e reto aos olhos de Deus , tinha a profissão de pastor de ovelhas no reino de Israel, e nessa função com atitude, ousadia e fé venceu vários Ursos e Leões para proteger seus queridos animais .

Atributos de um Líder: 7 Características de Davi 1 Samuel 16:18

  • Davi era Habilidoso: Davi era hábil em tocar harpa. ...
  • Davi tinha Bravura: ...
  • Davi era Estrategista: ...
  • Davi teve Prudência: ...
  • Davi tinha Postura de Líder: ...
  • Confiança com Deus: Líder com autoridade, espiritual e sacrificial. ...
  • Davi era O favorito de Deus: