Quem foi Cortez E o que posição ele ocupava?

Perguntado por: avargas6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Hernán Cortez (1485-1547) foi um conquistador espanhol, que em busca de aventura e riqueza, domina os astecas, conquista a capital do império – México Tenochtitlán, e a anexa à coroa espanhola.

Hernán Cortés (conquistador do Império Asteca) e Francisco Pizarro (conquistador do Império Inca) são os nomes mais conhecidos de uma série de exploradores que deixaram a Europa em busca de riqueza e poder.

Para alcançar este objetivo Cortez fez tudo o que estava ao seu alcance, fazendo acordos temporários com os povos nativos para derrotar os Astecas, depois traindo-os e escravizando-os para que o "ajudassem" na busca de riquezas para a Coroa Espanhola e para o próprio Cortez, que conseguiu realizar o seu objetivo.

adjectivo de dois géneros
Que usa de cortesia (ex.: pessoa muito cortês). 2. Próprio de pessoa bem-educada e gentil (ex.: atitude descortês; comportamento cortês).

O exército liderado por Cortéz contava com apenas quatorze canhões, que também eram pouco eficazes se comparados aos atuais e apresentavam os mesmos riscos que as espingardas e arcabuzes. Portanto, Cortéz e seus homens nem sempre podiam contar com essas armas de fogo.

Após a vitória de Otumba, Hernán Cortés regressou a Tenochtitlán, e sitiou a cidade disposto a conquistá-la. Construiu uma frota de 13 embarcações e com esses barcos conseguiu romper as defesas astecas e pode atacar a cidade de qualquer ponto.

A conquista do Império Asteca foi liderada pelo espanhol Hernán Cortés. A partir de um empréstimo, Cortés organizou uma expedição com 500 homens, que partiram em onze embarcações na direção da Península do Iucatã (atual México).

De 1519 a 1521, Hernán Cortés liderou cerca de 500 espanhóis durante a conquista dos astecas na região em que hoje está localizado o México.

Conheça Malinche, a indígena que acompanhou Hernán Cortéz na ocupação do México. Malinche (ou Malintzin, Malinalli ou ainda Marina), seu nome de batismo, foi uma importante figura da conquista do México pelos espanhóis. Ela era uma indígena nahuatl da Costa do Golfo do México.

O chamado Descobrimento do Brasil ocorreu oficialmente em 22 de abril de 1500, quando a esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral chegou às terras do atual Sul da Bahia.

Cortés conseguiu fugir para uma zona ao norte de Tenochtitlán e sob um frondoso cipreste, conhecido como "a Árvore da Noite Triste", chorou a derrota de suas tropas para os astecas.

Resposta verificada por especialistas. Hernán Cortez enxergava as sociedades americanas como impeditivos aos seus objetivos coloniais, pois ocupavam um território de interesse aos ibéricos, portanto, deveriam ser eliminados.

Os argumentos utilizados por Cortez para convencer os soldados a lutarem contra os astecas foram:

  • Religiosos: ele lembrava aos soldados que Deus estava com eles;
  • Monárquicos: relembrava a lealdade dos soldados ao rei da Espanha;
  • Motivacionais: dizia aos soldados que morrer nessa luta seria uma morte gloriosa.

politeísta

Religião. A religião da população asteca era politeísta – acreditavam em muitos deuses. Adoravam deuses da natureza como: deus Sol, deus Lua, deus Trovão, deus Chuva e também uma serpente emplumada que simbolizava uma deusa.

Em 1519, Hernan Cortez desembarcou na atual região do México com 15 homens a cavalo e 300 soldados. Houve resistência à conquista desde o início e violentos combates.

Significado de Cortês
adjetivo Que demonstra cortesia; que se expressa com gentileza; que se comporta de modo frágil; que é gentil; educado: professor cortês. Que se pode referir à corte, local em que habita um soberano, ou dela se pode originar: hábito cortês. Amor Cortês.

O conquistador espanhol Hernán Cortés e seu exército penetram, em 8 de novembro de 1519, em Tenochtitlán, capital do vasto Império Mexicano, sendo recebido com boas-vindas pelo imperador Moctezuma II.

OÃO HENRIQUE BÕHM. O fundador do Exército Brasileiro.

Soldado recruta ou simplesmente recruta é a menor graduação existente na maioria das forças armadas, sendo aquela que é normalmente detida pelos soldados recém recrutados, durante a sua instrução militar básica (a recruta). A palavra "recruta" tem origem no termo latino "recrescere" (crescer).