Quem foi considerado o pai da demografia?

Perguntado por: sassuncao . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Teoria Malthusiana ou Malthusianismo é um estudo demográfico criado em 1798 pelo pastor anglicano Thomas Robert Malthus. Considerado o “pai da demografia”, o economista britânico foi o primeiro a estudar com profundidade o crescimento populacional.

Teoria malthusiana ou malthusianismo é uma teoria demográfica desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1766-1834). Segundo suas formulações, a população e a produção de alimentos cresciam em ritmos diferentes, o que condicionaria a falta de alimentos e a pobreza generalizada.

A primeira foi a Teoria Malthusiana, elaborada no final do século XVIII pelo pastor e economista inglês Thomas Malthus, que publicou a obra Ensaios sobre os princípios da população, onde escreve suas concepções acerca do crescimento populacional e suas consequências para o mundo.

O termo demografia vem do grego dêmos = população e gráphein = estudo, e foi utilizado pela primeira vez em 1855, pelo belga Achille Guillard, em sua obra intitulada “Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada”.

A primeira menção ao termo demografia aconteceu, no século XIX, com a publicação do livro Elementos de estatística humana ou demografia comparada, de Achille Guillard.

A teoria malthusiana, formulada no século XVIII, por Robert Thomas Malthus, foi a primeira teoria acerca do crescimento populacional. Para Malthus, o ritmo de crescimento populacional era maior que o ritmo de produção de alimentos, relação que geraria caos no mundo.

A teoria malthusiana defende que, mediante ao crescimento acelerado da população mundial, haveria um problema de escassez de alimentos, visto que a perspectiva do crescimento da oferta de alimentos era inferior ao que se previa para população.

Transição Demográfica: o que é, como funciona e fases!

  • Pré-transição.
  • Aceleração ou explosão demográfica.
  • Desaceleração demográfica.
  • Estabilização demográfica.

Em resumo, Malthus se enganou ao estudar o crescimento populacional de um espaço geográfico limitado e por acreditar que os resultados da sua análise se aplicavam ao mundo todo. Além disso, o economista não foi capaz de prever os impactos da revolução industrial.

Malthus deve sua celebridade, no entanto, a uma obra sociológica e demográfica que publicou anonimamente, em 1798: Um Ensaio sobre o Princípio de População.

Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados; Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.

A transição demográfica é uma premissa social elaborada pelo demógrafo estadunidense Frank Notestein, na primeira metade do século XX, para refutar, por meio de números e dados, a teoria populacional malthusiana, que afirmava que o crescimento demográfico ocorria em ritmo exponencial.

Thomas Malthus

A Teoria Malthusiana foi desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736–1834). Ele defendia que a população mundial cresceria em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética.

O termo pode ser entendido, literalmente, como o estudo do povo. Também conhecida como Geografia da População, a demografia tem como base a análise e a interpretação dos mais diversos dados quantitativos, principalmente aqueles oriundos da estatística.

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais. Quais aspectos da população são o campo de estudo da Demografia?

Demografia é o nome dado à ciência que estuda as populações humanas. Esse campo do conhecimento se responsabiliza por analisar a estrutura das mais diferentes populações e compreender sua dinâmica e a sua evolução no tempo e no espaço.

Uma das principais causas da explosão demográfica foram os avanços tecnológicos proporcionados pela Revolução Industrial. Após o início desse período, observou-se um acentuado processo de migração do campo para as zonas urbanas.

A demografia (do grego demos, povo, e graphein, escrita) é uma área das ciências sociais que estuda a dinâmica populacional humana. O seu objeto de estudo engloba as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas.

Demografia é o estudo das populações a partir da análise de fenômenos sociais relacionados com comportamento, movimentação, crescimento ou diminuição da populacional de uma região. O objetivo de uma análise demográfica é estudar a dinâmica de uma população.