Quem foi considerado o maior poeta do Modernismo Português?

Perguntado por: ogomes2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Fernando Pessoa

(UFPE) Fernando Pessoa é considerado o maior poeta do primeiro Modernismo português, pela genial versatilidade de sua criação.

Representado por grandes nomes como Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Branquinho da Fonseca, Alves Redol e José Régio, o Modernismo Português nasceu com três fortes e principais características: a revolução, a inovação e a ousadia.

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa foi o escritor de maior destaque na primeira fase do modernismo em Portugal. Sobre sua obra, destacam-se as seguintes características, exceto: a) Sua poesia apresenta reflexões sobre identidade, noções de verdade e existencialismo.

Carlos Drummond de Andrade

No período do modernismo, importante escola literária, um dos poetas que mais se destacaram no Brasil foi Carlos Drummond de Andrade. Além de poeta, também se sobressaiu no país como contista e cronista brasileiro.

Veja algumas das obras mais conhecidas do modernismo do Brasil:

  • Abaporu - Tarsila do Amaral.
  • O Homem Amarelo - Anita Malfatti.
  • Pierrete - Di Cavalcanti.
  • O Artesão - Vicente do Rego Monteiro.
  • Paisagem da Espanha - John Graz.
  • Operários - Tarsila do Amaral.
  • A Estudante - Anita Malfatti.
  • Amigos (Boêmios) - Di Cavalcanti.

A primeira fase do Modernismo no Brasil é destacada pelos autores: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Alcântara Machado. Lembre-se que o modernismo no Brasil teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922.

Características do Modernismo em Portugal
questionamento das convenções literárias tradicionais, como a métrica poética; valorização da escrita cotidiana e corriqueira, em detrimento da norma culta; pensamento crítico e contestador; escrita dinâmica, relacionando-se com as transformações tecnológicas da época.

Fernando Pessoa era um autor múltiplo, pois além de assinar como ortônimo, ele escreveu diversos outros textos com seus heterônimos (o autor cria escritores com estilos diferentes). Pessoa além de poeta e escritor foi publicitário, astrólogo, tradutor, empresário etc.

Embora tenha contado com apenas dois números, Orpheu marcou a história da literatura portuguesa do século XX e foi considerada o marco inicial do Modernismo em Portugal.

Anita Malfatti

Anita Malfatti: a mulher que trouxe o modernismo para o Brasil.

A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado.

b) José Saramago, Graciliano Ramos, Eugênio de Castro e Euclides da Cunha.

Este movimento cultural foi idealizado e liderado por um grupo de artistas integrado pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia e pela pintora Anita Malfatti, além de contar com várias participações artísticas.

Principais representantes do modernismo brasileiro
A partir dos anos 30 surgiu uma nova geração de modernistas. Nesse período o destaque foram: Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo; José Lins do Rego; Cecília Meireles e Vinícius de Morais.

Alguns dos escritores de maior destaque no período são: Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Rachel de Queiroz.

Pintura: Candido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, dentre outros. Música: Heitor Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, e Guiomar de Novais. Teatro: Benedito Ruy Barbosa, Nelson Rodrigues. Arquitetura: Oscar Niemayer e Lúcio Costa.

Os escritores e as obras mais relevantes da primeira geração modernista, foram: Mario de Andrade (1893-1945) - Obras: Paulicéia Desvairada (1922), Amar, Verbo Intransitivo (1927) e Macunaíma (1928).

Os jovens modernistas da Semana negavam, antes de mais nada, o academicismo nas artes. A essa altura, estavam já influenciados esteticamente por tendências e movimentos como o Cubismo, o Expressionismo e diversas ramificações pós-impressionistas. Até aí, nenhuma novidade nem renovação.

Luís Vaz de Camões

Luís Vaz de Camões é considerado o maior poeta da língua portuguesa.