Quem foi Ciro citado em Isaías 45?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Ciro é chamado no livro do profeta Isaías de “servo de Deus”. Isso porque ele foi o instrumento que Deus levantou para colocar fim ao período de exílio dos judeus na Babilônia (cf. Isaías 44:28; 45:1; etc.). Ele foi um tipo de Messias que trouxe libertação ao povo judeu.

Ciro: Significa “senhor”, “aquele que tem autoridade”.

Ciro, o Grande é venerado na Bíblia hebraica por conquistar a Babilônia e libertar os judeus do cativeiro. Ele é mencionado 23 vezes pelo nome e aludido várias vezes mais.

Ele foi um tipo de Messias que trouxe libertação ao povo judeu. Por isso ele também é chamado por Deus de “seu ungido”, e a Bíblia deixa claro que todo o poder alcançado por Ciro foi concedido por Deus (Isaías 45:1).

Em Isaías 45, o Senhor anuncia a vocação profética de Ciro. Um rei da Pérsia, que foi o responsável pela libertação do povo de Israel do cativeiro babilônico. Tal como Deus disse, cerca de 200 anos depois, Ciro derrotou a Babilônia, e deu início a reconstrução de Jerusalém e do Templo.

Imperador persa (550 a.C.-486 a.C.). Um dos principais governantes do Império Persa, fundado por Ciro, o Grande. Assume o trono em 521 a.C., após derrotar a casta de sacerdotes que assumira o poder.

O decreto de Ciro cumpriu as profecias feitas por Isaías e Jeremias. (Ver Isaías 44:28–45:1.)

Por volta do ano 550 a.C., Ciro, o Grande, o primeiro rei persa a ter grande destaque, conquistou o reino da Média e promoveu a unificação dos reinos dos dois povos, os medos e os persas. Teve início com Ciro o império que durou cerca de duzentos anos.

Ciro partilhava do ideal de uma política de respeito às culturas dos povos que conquistava e permitiu aos hebreus que retornassem à sua terra de origem e aos seus costumes religiosos.

O chamado Cativeiro da Babilônia durou quase meio século e só chegou ao fim quando o rei persa Ciro I libertou os judeus.

Porque ficou sabendo que o Profeta Isaías – que vivera 200 anos antes dele – havia profetizado que ele, Ciro, reinaria sobre todo o Oriente, citando-o pelo nome próprio.

Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia.

O homem sem o Senhor é um prisioneiro, do pecado, da carne, da razão, do seu próprio eu. Mas o Senhor é o libertador, o santificador, ele é o que resgata o homem para a liberdade.

“Eu irei adiante de ti” compara-se com “endireitarei os caminhos tortuosos”. No versículo 4, o Senhor proclama a razão pela qual Ele chamou Ciro por nome: “Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses”.

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.