Quem foi Cibele na mitologia grega?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Cibele era uma deusa primordial da natureza, mas também estava associada às atividades defensivas para proteção, sendo tipicamente representada com uma coroa e um par de leões ao seu lado.

Nix é uma divindade da mitologia grega conhecida como a personificação da noite. Era representada como uma mulher jovem, vestida com roupas pretas e possuindo asas. Tinha um carro de guerra e era conhecida por ser uma deusa poderosa. Era temida até mesmo por Zeus, que não tinha coragem de desafiá-la.

Embora existissem estátuas para ela e alguns rituais realizados em sua homenagem, Nix não era uma deusa muito cultuada pelos gregos. Não existiam templos dedicados a Nix. Os mitos gregos contam que até Zeus temia Nix, e ela era representada como uma mulher jovem e vestida de preto.

No Brasil, Cibele é um nome predominantemente feminino e bastante comum, assim como outras variantes, como Cybele ou mesmo Sibele. Normalmente, as pessoas batizadas com este nome recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Ci, Bele ou Bela, por exemplo.

Nome da deusa considerada a mãe de todos os outros deuses. Associa-se a uma ótima conselheira, que sempre usa de honestidade e clareza quando os amigos a procuram em busca de ajuda.

Cibele era uma deusa primordial da natureza, mas também estava associada às atividades defensivas para proteção, sendo tipicamente representada com uma coroa e um par de leões ao seu lado.

Cronos casou com a sua irmã Reia, que lhe deu seis filhos (os crónidas): três mulheres, Héstia, Deméter e Hera e três homens, Hades, Posídon e Zeus. Como tinha medo de ser destronado por causa de uma maldição de um oráculo, Cronos engolia os filhos ao nascerem.

A intenção de Amúlio era dar fim a qualquer descendência de Numitor, evitando que sua sobrinha pudesse gerar futuros requerentes do trono, já ele próprio tinha interesse em reinar. No entanto, seduzida pelo Deus Marte, Reia acabou por engravidar e deu à luz os gêmeos Rômulo e Remo.

Os gregos antigos tinham três conceitos para o tempo: khrónos, kairós e aíôn. Khrónos refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, que pode ser medido, associado ao movimento linear das coisas terrenas, com um princípio e um fim.

Afrodite

Afrodite era considerada a mais bela das deusas gregas.

As sete deusas gregas: Atena, Afrodite, Ártemis, Demérer, Hera, Perséfone e Héstia, são divindades femininas, inteligentes, sensuais e com habilidades.

Hera

Hera era uma das deusas mais importantes do panteão grego. Era considerada a deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Era casada com Zeus, o deus mais poderoso de toda a mitologia grega.

A morte de Medusa é o capítulo mais conhecido dessa personagem da mitologia grega. Esse mito se inicia com Dânae, filha de Acrísio, rei de Argos. Ela foi aprisionada pelo próprio pai porque ele recebeu a profecia de que o filho dela o mataria. Zeus entrou na câmara que aprisionava Dânae e a engravidou de Perseu.

Mesmo assim, Zeus teve muitas amantes entre as mulheres mortais e semideusas. Desse grande número de esposas e amantes nasceram filhos divinos (entre os quais Atena, Apolo, Afrodite, Ártemis, Ares e Perséfone) e semidivinos (entre eles, Héracles, Tântalo, Aquiles, Ájax e Helena).

Cibele era uma deusa originária da Frígia. Designada como "Mãe dos Deuses" ou Deusa mãe, simbolizava a fertilidade da natureza.

A resposta é que André, do qual Andressa deriva, foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo para acompanhá-lo em seu ministério terreno, conforme descrito no Novo Testamento da Bíblia.

Maitê: significa amável, amada.