Quem foi Caifás na história bíblica?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Caifás foi o sumo-sacerdote em Jerusalém, durante 18 anos, entre os anos 18 e 36. Era saduceu como se observa, na Bíblia, nos Atos dos Apóstolos (5, 17). Casou com a filha de Anás, como refere o Evangelho de S.

Anás é um personagem do Novo Testamento da Bíblia, citado nos Evangelhos como o sogro de Caifás, o qual era o sumo sacerdote na época do julgamento de Jesus. Segundo o texto bíblico, Anás teria sido sumo sacerdote em Jerusalém e tinha grande influência na época do ministério de seu genro.

A palavra caifas significa :- pústula, sem caráter, sem moral, um homem que recebeu um cargo na igreja na época de Jesus, que desonrou totalmente todas as igrejas de lá para cá. Esse nome deverá queimar no inferno para todo o tempo.

36 d.C., Creta

Pliatos se emociona ao ver a filha viva e curada
Nos próximos capítulos da novela Jesus, a filha de Pôncio Pilatos (Nicola Siri) não resistirá e morrerá nos braços do apóstolo de Jesus (Dudu Azevedo).

O mesmo Evangelho considera que Caifás foi o líder da conspiração da morte de Jesus Cristo, que declarou que "interessa que morra um só homem pelo povo e não pereça a Nação inteira" e que profetizara já que Este "devia morrer pela Nação". (João, 11, 50-51).

Foi afastado após dez anos em seu cargo e chamado a Roma. Como era inverno, ano 36 ou 37, não podia fazer a viagem por mar e foi por terra. Mas justo então morreu o imperador Tibério, em 17 de março de 37, e não voltamos a saber mais nada sobre ele.

A condenação de Jesus teve lugar, segundo os Evangelhos, numa sexta-feira e o responsável pela sentença foi Pôncio Pilatos, o governador romano na altura.

imperador Tibério

Seu sucessor foi o imperador Tibério, que governou entre os anos 14 e 37 da era cristã.

Caifás

Caifás manda prender Messias com apoio de Anás
Esperto, hipócrita e lascivo, ele casa-se com a filha do Sumo Sacerdote Anás por ambição, no interesse de substituí-lo no cargo. Também prega as leis de Deus sem segui-las.

O magistrado, então, lavou suas mãos e “Para acalmar a multidão, Pilatos lhes soltou Barrabás. Então, depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o aos soldados romanos para que fosse crucificado” (Marcos 15:15).

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

Aarão

O primeiro sumo-sacerdote foi Aarão, que foi ungido por Moisés.

Os fariseus, o mais poderoso grupo religioso da época de Jesus, eram muito rígidos em sua obediência a essas tradições e as consideravam mais importantes do que as palavras dos profetas. Ao ler Mateus 12, procure o que aconteceu quando os ensinamentos de Jesus entraram em conflito com essas tradições.

Barrabás, assustado, pôs-se em pranto, e vergado de dor, angústia e espanto, viu-se debaixo do temporal rude e violento, preso às cadeias do arrependimento. Solitário, desceu chorando as pedras do calvário, falando a sós consigo, alarmado e também abatido: “Graças te dou, meu Deus, por haver compreendido!