Quem foi Boaz filho de Raabe na Bíblia?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Boaz foi um judeu, morador de Belém e pertencente à tribo de Judá. Boaz era um homem rico e um respeitado proprietário de terras em Belém (Rt 2:1-3). A história de Boaz está registrada no livro de Rute, além de também ser citado em 1 Crônicas 2:12.

Boaz era um guardião-Redentor de Noemi e Rute, mas havia um membro da família que era um parente ainda mais próximo. Boaz não poderia exercer seu direito de se casar com Rute a menos que este parente concordasse em abdicar de seus direitos em relação a Rute.

Assim, Boaz recebeu a responsabilidade de cuidar de Rute (Rute 4:5-6). Ele casou com ela e tiveram um filho, que chamaram de Obede. Obede foi o pai de Jessé, o pai do futuro rei Davi.

Boaz é um nome masculino de origem hebraica e bíblica que possui os significados de “rapidez” e “força”. Este nome aparece como um personagem citado do Antigo Testamento das escrituras sagradas no livro de Rute e em I Crônicas. Boaz pertencia à tribo de Judá e seria posteriormente o bisavô do rei Davi.

Raabe foi a tataravó do Rei Davi, o...

A Bíblia não diz quem foi a esposa de Josué. Apesar de antigas lendas e tradições sem qualquer comprovação tentarem especular a respeito da identidade da misteriosa mulher do líder hebreu que sucedeu a Moisés, a verdade é que não há nenhum indício realmente confiável sobre com quem Josué se casou.

Sexta, 2/12 (Capítulo 108)
Melquias afirma ter como provar que Raabe se vendeu. Os hebreus tentam capturar o gigante, mas a criatura foge. Yussuf conta para Durgal o que ouviu de Acã. Raabe tenta se explicar para Josué, mas os hebreus encontram o ouro em sua tenda.

Após instruções de Noemi, Rute pediu a Boaz, um parente próximo, que se casasse com ela. Boaz seguiu os procedimentos da lei de Moisés, pedindo primeiro ao parente mais próximo que cumprisse seu dever de desposar Rute. Quando esse parente se recusou, Boaz casou-se com Rute.

Primeiro com Malom (Rt 4:10), depois, já viúva, casou-se com Boaz. Malom era o filho primogênito de Elimeleque e Noemi (Rt 1:2; 4:3), e Boaz era um parente de Elimeleque (Rt 4:3).

Boaz disse a Rute: “Você é uma bênção. Você sabe que eu sou velho e você é jovem,” ( Rute tinha apenas 40 anos) “mas você quer que eu continue o casamento de seu falecido marid, em vez de você sair para se casar com um jovem da sua idade. Esta é uma bondade maior do que a última que você fez.

A Bíblia não nos fornece muitas informações sobre a biografia de Boaz. Sabemos que ele foi um parente de Elimeleque, o marido de Noemi (Rt 1:1; 2:1). O texto bíblico o descreve como um fazendeiro honesto e bondoso, que procurava garantir o bem-estar de seus trabalhadores. Boaz viveu no período dos juízes de Israel.

Assim, Boaz e Rute refletem uma história de pessoas virtuosas em Deus e de cujo caráter deveria ser imitado por nós. Só que o livro de Rute é mais do que isso. É mais do que uma história sobre o modo como deveríamos nos relacionar com nossos futuros cônjuges ou escolhe-los.

Jéssica e Iru salvam Boaz e o entregam para Raabe.

Raabe: Significa “abundante”, “amplo”, “corvo”. Raabe é um belo nome feminino que apresenta duas possibilidades de origem. Através do hebraico, ele foi originado a partir de Rahav e apresenta os significados de “abundante” e “amplo”.

Raabe era uma prostituta de povo inimigo dos israelitas. Betsabéia é considerada adúltera e Rute é a moabita que seduz Boaz.

Belém

Boaz era um fazendeiro abastado, que morava em uma pequena vila chamada Belém. Ele não era guerreiro nem político influente, mas ele era respeitado na sua terra.

Pertencia à família hezronita, que habitava em Efrata de Belém no tempo dos juízes. Não só Elimeleque, mas também seus filhos Malom e Quiliom morreram em Moabe, voltando por isso Noemi e sua nora Rute para Belém, onde esta última casou com Boaz, seu parente, 'da família de Elimeleque' (Rute 1.2,3 - 2.1,3 - 4.3,9).

1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.