Quem foi besouro na vida real?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Manuel Henrique, vulgo Besouro Mangangá, Besouro Cordão de Ouro, Besouro Perto ou simplesmente Besouro, foi um capoeirista baiano do inicio do século XX, temido e aclamado por sua valentia. Figura envolta em mistérios, cantado nas rodas de capoeira como um capoeirista exímio e com habilidades sobrenaturais.

Exu, como mostra Besouro, pode ser tanto orixá como um desencarnado. Exu aparece no cinema brasileiro em todas essas formas: entidade do movimento livre, ele serve ao benefício e ao malefício. Ajuda Besouro, mas destrói seu inimigo; o que lhe pedem ele dá em troca de uma paga.

A estranha morte de besouro
Dr. Zeca tinha um filho, cujo apelido era Memeu, que tinha fama de valentão e certa vez besouro teve uma discussão com o filho de fazendeiro e acabou batendo nele.

Nesse contexto, os negros eram a massa oprimida, e suas manifestações religiosas e culturais, reprimidas, inclusive a Capoeira, cuja prática era totalmente proibida. É nesse ambiente que vive Manoel Henrique Pereira, menino negro nascido a menos de dez anos após a abolição.

Não tem ligação com fé ou religião, é uma questão de respeito às tradições e culturas de um povo”. O ator Sérgio Laurentino, que faz o personagem de Exu – a entidade mais temida fora das religiões de matrizes africanas – explica que a entidade nada mais é do que uma força da natureza que liga céu e terra.

Besouro-rinoceronte
Você sabia que o besouro-rinoceronte é um dos exemplos de animal mais forte do mundo? Assim como o escaravelho, ele consegue carregar qualquer objeto que seja 850 vezes maior do que seu peso corporal, que é de 100 gramas. É como se nós, humanos, conseguíssemos levantar 60 mil quilos.

Besouro é um filme brasileiro que conta a vida de Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heroicos e lendários.

2 resposta(s)
O tema do filme basicamente mostra a realidade difícil de um menino africano que está rodeado de dificuldades e apesar de tudo consegue superá-las . Dessa maneira , os autores conseguiram efetivamente passar essa mensagem de uma maneira muito bela .

Jenny (ou Penny) é o interesse romântico de Jaime Reyes – Besouro Azul -, herói que será interpretado por Xolo Maridueña, de “Cobra Kai”. Até o momento, ainda não há mais informações sobre a personalidade da personagem.

Romário Xolo Maridueña, nome de batismo, é um ator americano com ascendência mexicana, cubana e equatoriana, de 21 anos, que ficou conhecido no papel do personagem Miguel Diaz na série Cobra Kai, da Netflix. Xolo iniciou a carreira em 2012, após realizar uma participação especial na série Parenthood.

A presença de Besouro faz com que os negros se sintam mais confiantes para lutar pela liberdade, e, com isto, os poderosos tentam de tudo para matar seu adversário. Baseado na história real de Manoel Henrique Pereira, Besouro é o primeiro trabalho como cineasta do publicitário João Daniel Tikhomiroff.

O musical é uma homenagem a Manuel Henrique Pereira (1897-1924), o Besouro Cordão-de-Ouro ou Besouro-Mangangá, maior capoeirista de todos os tempos da Bahia e Exu Kerekekê dos candomblés baianos. De maneira lúdica, o espetáculo mostra a trajetória, a filosofia, a prática e a música do mestre Besouro.

A proibição do candomblé e da capoeira tem como objetivo apagar os vestígios africanos da cultura brasileira, a partir de uma lógica cristã.

Besouro Mangangá Este objeto decorativo é uma faca tradicional de madeira de tucum. Esta réplica da faca que teria ferido fatalmente Besouro Mangangá em 1924 é feita à mão pelo Mestre Sidney De Jesus (Fundação Besouro Mangangá - Santo Amaro) usando métodos tradicionais.

Besouro tornou-se um mito, um símbolo da luta pelo reconhecimento da cultura negra no Brasil, e com certeza deve ser lembrado até hoje. Em uma época cheia de ódio e preconceitos, Besouro teve a percepção da importância de lutarmos por nossos ideais de igualdade, solidariedade e respeito.