Quem foi Benjamin Button na vida real?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Esse é o caso de Sammy Basso, de 25 anos. Ele é portador da síndrome de Hutchinson-Gilford. Cientista, Sammy é formado em Biologia Molecular pela Universidade de Pádua, na Itália. O jovem dedica a vida a estudar a sua doença e outras mutações genéticas que acometem pessoas pelo mundo.

Benjamin Button nasceu com o corpo (e as doenças) de um homem de 80 anos. À medida que os anos passam, porém, ele vai rejuvenescendo. Na infância, apaixona-se por Daisy, que tem a mesma idade, porém o corpo de uma criança normal, e percebe que só o tempo poderá uni-los: quando aparentarem a mesma idade.

Segundo uma fundação que pesquisa a progeria, a maioria dos portadores morre por doenças do coração. A idade média alcançada pelas crianças é 13 anos, com expectativa de vida dos pacientes variando entre 8 e 21 anos. Embora tenha uma base genética a doença não é geralmente transmitida na família.

A doença de “Benjamin Button” é uma condição genética que afeta menos de 500 crianças no mundo e causa envelhecimento precoce, perda de cabelo, entre outros.

15 anos (2006–2022)

A progéria é uma síndrome rara de envelhecimento acelerado com manifestação precoce na infância, levando a morte prematura. A progéria é causada por uma mutação esporádica do gene LMNA que codifica uma proteína (lâmina A) que prepara o sequenciamento molecular do núcleo da célula.

Atualmente existem 400 pessoas que vivem com a condição e que são estudadas pelo Progéria Research Foundation, nos Estados Unidos, em todo o mundo. No Brasil, além das gêmeas, eles acompanham outros sete casos.

Filme da semana: “O Curioso Caso de Benjamin Button”, vencedor de três Oscars.

Quando vi esse filme, logo lembrei de uma reflexão de Charles Chaplin em que ele achava que a vida deveria ser vivida de trás para frente, como descrito abaixo: "A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está de trás pra frente.

O filme nos apresenta uma reflexão sobre a morte e a velhice, enquanto as pessoas em torno de Benjamin caminham para um envelhecimento e morte, ele caminha em sentido oposto e para o mesmo fim.

Priorizar a vacinação: uma das características da progeria é o sistema imunológico deficiente. Portanto, é importante vacinar a criança para evitar infecções. Incentivar a alimentação e hidratação em pequenas porções, pois a falta de apetite e a desidratação podem se manifestar com a síndrome.

Segundo informações do “Daily Mail”, crianças com progeria têm a aparência de octogenários, aos 10 anos. No caso de Dean, que já viveu 20 anos, a aparência é de alguém com cerca de 160 anos.

Genética de milhões
Algumas pessoas definem como sorte não apresentar sinais de envelhecimento. O médico, porém, afirma que a resposta está no organismo. “Essas pessoas têm uma genética muito favorável”, garante.

Doenças que desafiam a Medicina e são consideradas incuráveis: esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, psoríase, vitiligo, epilepsia, Mal de Parkinson, Alzheimer, alergias, bronquite asmática, Chron, endometriose, tpm, glaucoma, taquicardia, insuficiência renal, esquizofrenia, anorexia, bipolaridade e ...

A doença mais antiga do mundo, a Hanseníase, está registrada em achados do século 6 a.C. e é causada por uma bactéria do tipo bacilo que é transmitida por gotículas presentes no ar.

Em 1817, aconteceu a primeira epidemia global de cólera, responsável por vitimar centenas de milhares de pacientes.

O principal fator que pode retardar o envelhecimento e ainda proporcionar qualidade de vida, são os cuidados e os hábitos saudáveis feitos diariamente, como, por exemplo, o costume de fazer o detox no corpo. E esse cuidado pode ser feito com algumas dicas práticas que fazem toda a diferença nesse processo.