Quem foi Barnabé que andava com Paulo?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

O outro personagem da história é José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa “filho da exortação/consolação” (At 4.36). Barnabé era um homem que possuía terras (At 4.37) e um dos que vendiam seus bens para ajudar as necessidades (At 4. 34,35).

[Brasil, Informal] Funcionário público que está numa hierarquia inferior. Origem etimológica:Barnabé, antropónimo [personagem das letras de alguns sambas].

Barnabé falou de levar Marcos, mas Paulo discordou fortemente. Ele não confiava em Marcos por este ter abandonando o trabalho na primeira viagem. Quando nenhum dos dois conseguiu persuadir o outro, decidiram separar-se e trabalhar em regiões distintas.

Barnabé era descendente da tribo de Levi, de uma família sacerdotal judaico-cipriota. A Bíblia relata que ele foi um membro da Igreja Primitiva de Jerusalém, que caminhou com os apóstolos e mais tarde veio a ser companheiro de Paulo nas missões.

Na sua primeira viagem (45-48/49), S. Paulo, acompanhado de Barnabé e João Marcos, embarcou em Antioquia da Síria com destino a Chipre. Em Pafos (capital do Chipre) converteram o procônsul Sérgio Paulo, romano de estirpe. Daqui partiram para o continente, para a Ásia Menor, onde chegaram a Perga da Panfília.

Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções. Saulo abriu os olhos, mas não via nada. Ele estava cego.

São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo e autor de catorze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém.

A disputa acerca da circuncisão e a lei de Moisés em Atos 15 não era apenas uma disputa relacionada à doutrina, mas também um choque de culturas e tradições.

Fariseu fervoroso, recebeu na circuncisão o nome de Saulo e teve como preceptor um dos mais sábios e notáveis rabinos daquele tempo, o grande Gamaliel, neto do ainda mais famoso Hilel, de quem recebeu as lições sobre os ensinos do Antigo Testamento. Foi este Gamaliel, cujo discurso se contém nos Atos dos Apóstolos 5.

Barnabé: Significa “filho do profeta”, “filho da consolação” ou “filho da exortação”. Tem origem em bar nabid, que significa “filho do profeta”, “filho da consolação” ou “filho da exortação”.

a) Atos 13.1-3 – a reunião na igreja de Antioquia onde, influenciados pelo Espírito Santo, os que ali estavam separam Paulo, Barnabé e João Marcos para a primeira viagem missionária.

Simão, o Cireneu.

Em Atos 13.13 diz apenas que João Marcos deixou a comitiva da Primeira Viagem Missionária de Paulo e voltou para Jerusalém. João Marcos os abandonou na obra missionária, na primeira viagem.

O Segundo Barnabé

José Ferreira de Melo
Pseudônimo(s)Barnabé
Nascimento9 de dezembro de 1949 (72 anos) Ribeirão do Pinhal , PR
NacionalidadeBrasil

Seu nome de Batismo era José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que quer dizer filho da consolação.

Por isso São Barnabé passou a ser venerado como Padroeiro de Chipre.

6 E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus, 7 O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.

Tarso, Turquia

Tarso é uma cidade da Turquia, localizada na região histórica da Cilícia, na foz do Rio Tarso, que desagua no mar Mediterrâneo. O censo de 2000 registrou uma população de 216 382 habitantes. A cidade se localiza a 15 quilômetros da cidade de Mersin, e a cerca de 40 km de Adana.

Paulo usou em Antioquia a mesma abordagem que tinha usado na maioria dos lugares por onde passara em sua primeira missão. Ao ler 13:14–52, responda às seguintes perguntas em seu caderno: Para onde Paulo foi quando quis ensinar o evangelho pela primeira vez em Antioquia?