Quem foi Baal e Asera?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

No Primeiro Testamento ela aparece muitas vezes como esposa de Baal, sendo que na épica de Baal, Asherah cria os monstros que o devoram, se opondo à construção de um templo para Baal (Mackenzie, 1984:. 82).

Ela era uma divindade idolatrada, símbolo de fertilidade no antigo Oriente, conhecida por sua força e cuidado. Afirma ainda que seu nome por vezes foi traduzido como “árvore sagrada”.

Baal foi adorado em toda a Síria-Palestina.

A personagem mencionada em lore foi engolida por uma criatura durante o cataclisma e, embora tenha conseguido escapar, foi corrompida.

Ele e os sacerdotes sacrificariam um bezerro no altar, mas eles próprios não acenderiam o fogo. Em vez disso, os sacerdotes teriam que orar a Baal para que ele acendesse o fogo.

Elias, o profeta, é enviado a Acabe — Obadias salva cem profetas e se encontra com Elias, o profeta — Elias desafia os profetas de Baal a invocarem fogo dos céus — Eles falham — Elias faz cair fogo, mata os profetas de Baal e abre os céus para que chova.

Nos escritos rabínicos, Mamon significa tanto o “dinheiro”, em sentido restrito, quanto as “posses”, em sentido amplo.

I.
Foi ordenado a Gideão que derrubasse o altar de Baal (que era uma estátua usada pelo diabo para afastar as pessoas de Deus) que ficava na casa do pai dele (v. 25-26). Depois de derrubada a estátua (ídolo – explique), Gideão deveria oferecer um holocausto no mesmo lugar como oferta ao nosso Deus.

Inscrições indicariam que Javé teria tido como companheira a deusa da fertilidade Asherah.

Javé é um Espírito protetor do povo hebreu que mais se manifesta no Velho Testamento, e que foi confundido com o próprio Deus, que jamais se manifestou diretamente na Bíblia e em lugar nenhum e a ninguém. Até Moisés se enganou, temporariamente, quanto a Javé, tomando-O como se fosse o Deus absoluto e verdadeiro.

Deus sumério da vegetação e da pastorícia, morria todos os anos para ressuscitar, simbolizando o ciclo de vida vegetal.

Essas sacerdotisas eram encarregadas de realizar rituais de purificação, fazer sacrifícios específicos, cuidar do templo, interceder pelo rei, além de cantar canções à divindade ou dividir a cama com o deus.

Para os povos cananeus Baal era o deus da fertilidade, responsável pelas chuvas que semeavam vida na terra e resultava em colheitas. O culto a Baal se tornou muito comum no Antigo Oriente Próximo. Por isto Baal é mencionado em fontes fenícias, babilônicas, aramaicas e até egípcias.

IMVI - Baal-Perazim: o Senhor que abre caminhos (1Cr 14:8-17)

Saiba mais sobre nós. Os setenta filhos de Acabe são mortos — Jeú destrói a casa de Acabe e todos os adoradores de Baal, mas continua a adorar os bezerros de ouro em Betel e em Dã.

Procuraram saber e descobriram que tinha sido Gideão, filho de Joás. Então disseram a Joás: — Traga o seu filho aqui para ser morto, porque ele derrubou o altar de Baal e o poste da deusa Aserá.

A exemplo do rei Acabe, que levantou um altar na casa de Baal, costumamos, ao longo da vida, construir alguns altares, que não servem para a adoração ao Senhor.

A primeira coisa que Deus ordenou que Gideão fizesse foi destruir o altar de Baal que pertencia a seu pai, ele também deveria derrubar o poste-ídolo de Aserá, e construir um altar ao Senhor no topo da elevação. Gideão fez tudo isso pela noite, pois tinha medo de sua família e dos habitantes da cidade.