Quem foi atingido 2x por raio?

Perguntado por: rquarteira8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Foi o que aconteceu com o estudante Matt Wilks, de 19 anos. O britânico foi atingido duas vezes -- eu disse DUAS vezes -- por raios, em uma única tarde. Ele afirma que só não morreu porque estava usando um ridículo chapéu na forma de guarda-chuva.

16 - Um raio pode cair duas vezes em um mesmo lugar? Pode. Geralmente os raios caem mais de uma vez em um mesmo local quando este apresenta grande incidência de raios. Como exemplo podemos citar o monumento Cristo Redentor, que é atingido anualmente por cerca de seis raios.

Diz o ditado popular que "um raio não cai duas vezes no mesmo lugar". A expressão se refere a eventos que não costumam acontecer duas vezes no mesmo local ou com a mesma pessoa, sejam eles positivos (como ganhar na loteria), ou negativos — como ser, de fato, atingido por um raio.

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e de uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%.

As primeiras sensações
O tempo que o choque de um raio atravessa o seu corpo é de meros 3 milissegundos! E nesse tempo minúsculo acontece muita coisa. Queimaduras de terceiro grau na pele são as mais comuns, mas suas roupas e seus cabelos podem chamuscar com a potencia da descarga elétrica.

Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito.

Brasil é o país

Você sabia que o Brasil é o país com a maior incidência de raios do mundo? Com a ocorrência de 70 a 80 milhões de descargas elétricas por ano, sua localização geográfica tem grande influência para esses números.

A luz, que nós sempre vemos primeiro, é o raio ou o relâmpago – que significam a mesma coisa. O barulho, que vem logo depois, é o trovão. Essa diferença entre o raio ou relâmpago e o (trovão) acontece porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som, por isso chega antes até nós, aqui na Terra.

Um levantamento anterior, realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indicava a cidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, como o local onde mais incidiam raios no país.

E o exemplo usado pelos especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é o do Cristo Redentor, monumento que chega a ser atingido por até seis raios por ano.

Isso acontece devido à força gravitacional da Terra, já que, embaixo d'água, a velocidade do som é aumentada, mas não chegando à velocidade da luz.

Todo mundo já ouviu dizer que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. No entanto, essa crença não é verdadeira. As chances são pequenas, pois as opções de lugares para um raio cair são enormes, mas nada impede que isso aconteça.

Avoir le coup de foudre
“Avoir le coup de foudre” literalmente significa ser atingido por um raio. Bem romântico, não? Originalmente, essa expressão era usada para falar sobre algo inesperado e quase desagradável.

Há, sem dúvida, perigos mais urgentes do que ser atingido por um raio: a chance de ser atingido é menor que uma em um milhão, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa.