Quem foi as rainhas do Egito?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4 / 5 4 votos

A mulher egípcia num contexto geral, costumes, vestimentas e casamento, a mulher na sociedade em todos os contextos inclusive sua participação na religião, os direitos das mulheres e a vida de três grandes rainhas Hatshepsut, Cleópatra e Nefertiti.

Hatshepsut

Hatshepsut foi a mulher faraó que reinou no Egito por mais tempo, estando no trono por longos 22 anos, além disso é considerada um dos faraós de maior sucesso do Egito. Enquanto governante, atuou de forma pacífica, construiu templos e monumentos, resultando num crescimento próspero do Egito.

Cleópatra

Cleópatra nasceu em Alexandria, em 69 a.C. Era filha de Ptolomeu XII, sendo parte da dinastia ptolomaica. Era culturalmente grega, sendo que o grego era o seu idioma nativo. Foi rainha do Egito de 51 a.C. a 30 a.C, sendo também a última governante dessa civilização.

Hatshepsut

Hatshepsut foi a primeira faraó (mulher) da história, conseguiu esse título após vencer muitos obstáculos. Após a morte de seu pai, o faraó Tutmés I, Hatshepsut casou-se com seu meio-irmão, Tutmés II, com apenas 17 anos de idade.

Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II (1926-2022)
Teve de assumir o trono após a morte do pai e passou por grandes transformações históricas, como as consequências da Segunda Guerra Mundial (1939 1945), a Guerra das Malvinas (1982), conflitos na Irlanda do Norte e outros.

O livro Guinness World Records colocou Elizabeth II como a rainha com o maior reinado do mundo. Ela assumiu o posto em 6 de fevereiro de 1952, em função da morte de seu pai, o rei George VI, ficando 70 anos e 214 dias à frente da Coroa Britânica.

As pirâmides do Egito foram construídas por José, o personagem bíblico, como celeiros para grãos e não para sepultar os faraós, como afirmam os arqueólogos, segundo a visão do pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Ben Carson.

Os faraós do Egito eram considerados deuses vivos, tinham poder militar e político ao seu dispor.
...
Conheça os 5 maiores faraós do Egito

  1. Hatshepsut (1507-1458 AEC) ...
  2. Tutmés III (1481-1425 AEC) ...
  3. Ramsés II (1303-1213 AEC) ...
  4. Amenhotep III (1391-1353 AEC) ...
  5. Tutancâmon, o faraó menino.

RAINHA DO EGITO HELENÍSTICO
Era descendente de uma linhagem macedónia. O seu pai, para dar continuidade a sua dinastia, ordenou a Cleópatra que casasse com o seu irmão Ptolomeu XIII.

Provavelmente teria sido por razões políticas, pois a soberana tinha medo que, ao contrair matrimônio, ficaria em posição inferior ao marido. Como não teve filhos, a monarca teve que reconhecer como herdeiro do trono a Jaime I, filho de Maria da Escócia, condenada à morte, em 1587, pela própria Elizabeth I.

Ao todo, foram 7 Cleópatras e 15 Ptolomeus. Ptolomeu 1°, o fundador da dinastia, foi um dos principais generais de Alexandre, o Grande. Por essa razão, os Ptolomeus herdaram o Egito quando Alexandre morreu, em 323 a.C. Seu império, por ocasião de sua morte, abrangia da Grécia à Índia.

A linha sucessória. A morte do pai levou o meio-irmão de Elizabeth I, Edward I, ao trono. Ele tinha apenas 9 anos quando assumiu e morreu aos 15. Desrespeitando a linha sucessória, antes de morrer, ele declarou Lady Jane Grey como rainha da Inglaterra.

Hatshepsut

Outra história muito interessante sobre Hatshepsut é que alguns egiptólogos afirmam que ela foi mãe adotiva de Moisés e buscam provas disso. Como está escrito na Bíblia, Hatshepsut tinha ido se banhar no Rio Nilo quando viu um cesto no meio do vegetação e mandou uma de suas criadas ir ver o que era.

Miriã

Henutmire encontra o cesto ao banhar-se no rio, ficando completamente surpresa ao ver um bebê dentro dele. Yunet reconhece a manta e diz que ele é um bebê hebreu. Henutmire se recusa a entregá-lo a seu pai e diz que irá protegê-lo, dando-lhe o nome de Moisés. Miriã se aproxima da princesa e finge não conhecer Moisés.

Sabemos que mais adiante se tornou Rainha do Egito. A mãe adotiva de Moisés foi a Princesa Hatshepsutt filha do Faraó. A princesa egípcia se encantou com o menino e o adotou como filho.

A noiva do ano ficou na frente até de sua falecida sogra, Lady Di (que ficou em quarto lugar), e só perdeu para Grace Kelly ou princesa Grace de Mônaco, considerada a mais bonita de todas, e a rainha Rania da Jordânia, que abocanhou a medalha de prata na competição. O ranking, que ouviu 127 mil pessoas.

Festas da monarquia dinamarquesa foram reduzidas em respeito à morte da rainha Elizabeth. Única rainha do mundo depois da morte de Elizabeth II, a monarca Margrethe II, da Dinamarca, realizou uma série de celebrações discretas neste fim de semana para marcar os 50 anos da sua coroação, relatou o The Guardian.

Maria Berklian

Luxo e história: quem é Maria Berklian, a famosa 'Rainha do Brasil'