Quem foi Aquiles na Bíblia?

Perguntado por: oximenes2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Um jovem guerreiro que se tornou um semi-deus quando foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Aquiles venceu muitas batalhas até encontrar a morte ao ter a única parte humana de verdade do seu corpo – o calcanhar – trespassado por uma flecha.

Aquiles: Significa “espírito de vida”, “calor da criação”; “sofrimento do povo”, “dor da nação”.

A morte de Aquiles foi provocada por Apolo, deus do Sol, que guiou a flecha de Páris ao vulnerável calcanhar. Durante o cerco a Tróia, o escandaloso herói tinha conquistado a inimizade do deus, matando vários dos seus devotos seguidores, incluindo o filho deste, Tênes, rei da ilha de Tênedos.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.

Os gregos foram lutar em Troia, hoje no norte da Turquia. Agamenon, irmão de Menelau, cometeu o desatino de provocar Aquiles, tomando-lhe uma companheira. Aquiles, enfurecido, recusou-se a lutar ao lado dos gregos, sabendo que era o mais bravo e feroz entre os guerreiros.

Foi então que apaixonou-se por uma ninfa chamada Tétis. Os dois viveram um grande romance e desse amor nasceu o herói. Existem duas versões que contam como Tétis tentou transformar Aquiles em imortal.

No entanto, ele é morto por Heitor, que liderava o exército troiano. Aquiles, após saber da morte de seu primo, Pátroclo, retorna à Tróia para vingá-lo. Aquiles, então, mata Heitor. Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte.

Calcanhar de Aquiles é uma expressão popular que significa o ponto fraco de alguém e transmite a ideia de fraqueza e vulnerabilidade. É o ponto onde uma pessoa se sente mais frágil, não possuindo domínio suficiente para controlar uma determinada situação.

A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém. Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.

Na mitologia grega, Aquiles ou Achilleus ou Akhilles, foi não só o maior guerreiro na guerra de Tróia como o ponto central da Ilíada de Homero. Aquiles era filho de Peleu, Rei de Mirmidon na Tessália, e da ninfa Tétis.

As proles de Aquiles demonstram uma força bastante avantajada a qual lhe ajuda sempre em suas batalhas. Nível 1-10: Sua força lhe permite quebrar ferro. Nível 11-25: Sua força lhe permite quebrar metal. Nível 26-35: Sua força lhe permite quebrar aço.

A expressão “Calcanhar de Aquiles” surgiu a partir da lenda grega de Aquiles, que foi banhado por sua mãe nas águas do rio Estige para que se tornasse forte e indestrutível.

Do grego: Achiléus ou Achlys, lobo terrível. Homem de lábios curtos e grossos.

Outra versão, mais suave, indica que Tétis levou Aquiles ao Rio Estige, que demarcava o limite entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Para torná-lo invencível, invulnerável e imortal, a deusa mergulhou seu bebê nas águas do rio, cujo nome (Estige) significa "tremor" e expressa repugnância pela morte.

Neoptólemo, também conhecido por Pirro, na mitologia grega, era filho de Aquiles e Deidamia.

Pátrocles foi morto pelo príncipe troiano Heitor, e Aquiles voltou à batalha para vingar o amigo, matando Heitor. Depois liderou os Gregos para mais um ataque às muralhas de Troia, sendo atingido mortalmente por Páris, irmão de Heitor, com uma seta, que, guiada por Apolo, atingiu o calcanhar de Aquiles.

Heitor foi o líder da defesa de Troia na Guerra de Troia, lutando contra os invasores aqueus por dez anos. Embora ele tivesse lutado bravamente, ele foi derrotado por Aquiles, o herói grego mais poderoso.