Quem foi aprovado em processo seletivo e não foi contratado pode ser indenizado?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Quando o candidato consegue comprovar que a sua real expectativa de contratação foi frustrada após passar no processo seletivo do emprego, os Tribunais, em sua maioria, têm se mostrado favoráveis ao pagamento da indenização compensatória.

Contratação. Se a entrevista for bem-sucedida e você realmente se encaixar no perfil procurado pela empresa, é hora de comemorar e partir para a última etapa do processo seletivo: a contratação. É na fase final do processo que o salário é definido e acordado com o candidato.

Portanto, a empresa até pode cancelar uma promessa de contratação. Porém, não pode haver a quebra da boa-fé e frustração da expectativa. A frustração da expectativa de contratação pode resultar em indenização. E ocorre quando a empresa manifesta de forma clara a contratação e cancela sem justificativa válida.

Há direito de receber FGTS, férias, décimo terceiro salário, seguro-desemprego.

§ 1º A contratação para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública prescindirá de processo seletivo. § 1o A contratação para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública ou de emergência ambiental prescindirá de processo seletivo. (Redação dada pela Medida Provisória nº 431, de 2008).

Como pedir feedback para o recrutador durante o processo seletivo?

  1. Alinhe as expectativas logo no início do processo. ...
  2. Combine uma forma de comunicação. ...
  3. Ajuste as expectativas ao longo do processo. ...
  4. Busque entender o motivo do atraso ou da falta de feedback. ...
  5. Cobre o retorno com gentileza. ...
  6. Saiba a hora de insistir no retorno.

triagem — até 7 dias; convite — até 3 dias; entrevista — até 7 dias; negociação — até 7 dias.

O novo funcionário deve ser admitido — ter a carteira de trabalho preenchida e devidamente assinada — após a realização do exame admissional. Na verdade, não existe um prazo definido para a admissão após o exame admissional, porém, a data limite para se submeter aos exames é de 15 dias após a contratação de fato.

A segunda das etapas do processo seletivo corresponde à divulgação da vaga. Isso é imprescindível para que os talentos do mercado tomem conhecimento da oportunidade.

A segunda etapa é realmente examinar os melhores candidatos e tomar uma decisão final sobre quem melhor se qualifica para a função.

Testes, dinâmicas e entrevistas
As próximas etapas de um processo seletivo de sucesso têm como objetivo validar as informações apresentadas no currículo e mapear, de fato, quais são os profissionais mais aptos para o cargo.

Para reconhecê-lo, você pode perguntar sobre cursos, atividades e áreas pelas quais o candidato tem interesse. Isso também é uma boa estratégia do que o RH pode consultar antes de contratar para saber se a empresa atenderá às expectativas do talento, assim como a disposição do mesmo para se desenvolver na organização.

dizer de forma objetiva que não poderá aceitar a proposta; explicar rapidamente o motivo; assumir um tom humilde e amigável; jamais criticar a empresa, alguém da empresa ou processo seletivo como um todo (não é momento para isso);

Fase 1 – Pré-contratação
Nesta fase, o objetivo é definir o objeto do contrato de acordo com a demanda da empresa. Ou seja, algum departamento entende que precisa contratar mão-de-obra ou produto de um determinado cliente e, desta maneira, inicia-se o contrato.

O concurseiro que passar por todas as etapas e ficar dentro do número de vagas, deve ser efetivado e iniciar o estágio probatório. Se aprovado no estágio (após 3 anos), passa a ter estabilidade e só pode ser demitido em processo administrativo disciplinar.

Como você pode observar, existem muitas vantagens em construir um processo seletivo adequado. Por meio dele, é possível contratar profissionais alinhados à cultura da empresa, formar equipes de alto desempenho, reduzir a evasão de talentos e melhorar o clima organizacional.

A entrevista é o momento em que o seu comportamento é analisado e as informações do seu currículo são verificadas. Essa é, provavelmente, a fase mais amedrontadora do processo seletivo e que mais reprova candidatos .

O processo seletivo consiste em um conjunto de técnicas que auxiliam na escolha dos candidatos mais adequados para uma determinada vaga de emprego. Através dele é possível identificar hard skills e soft skills e verificar quais perfis possuem o maior "fit" com a vaga e a cultura da empresa.