Quem foi Antônio Francisco Lisboa Qual sua importância na arte brasileira?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho foi um importante escultor e arquiteto que viveu no Brasil durante o século XVIII. Foi o autor de inúmeras esculturas, sobretudo sacras, em Minas Gerais, na época o centro da mineração no Brasil.

Por mais que, à época, Aleijadinho pudesse não imaginar que seu ofício se reverberaria como arte, as obras sacras e seu rico trabalho arquitetônico se tornaram referência no que se conhece como um dos primeiros processos artísticos genuinamente brasileiro.

Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, c. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 – Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

1. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (em Congonhas)

Aleijadinho

Considerado o maior artista e arquiteto do período colonial brasileiro, Aleijadinho destaca-se por obras arquitetônicas, esculturas, retábulos, altares e outras peças de arte sacra em diversas cidades históricas ...

Principais Obras do Aleijadinho
Igreja de São Francisco de Assis (risco geral, risco e esculturas da portada, risco da tribuna do altar-mor e dos altares laterais, esculturas dos púlpitos, do barrete, do retábulo e da capela-mor);

o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos

Estátuas da Via Sacra e 12 Profetas, no Santuário de Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas. A cidade de Congonhas, a 82 quilômetros de Belo Horizonte, guarda um verdadeiro tesouro! Afinal, é o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos que abriga aquelas que são consideradas as mais importantes obras de Aleijadinho.

Em 1777, quando contava 39 anos de idade, Aleijadinho foi vitimado pela doença que o deformou. Especula-se até os dias de hoje se essa doença era sífilis ou bouba (também conhecida como framboesia trópica), ou ainda reumatismo deformante ou lepra (como sugere o poema de Cecília Meireles).

Considerado uma das obras-primas do barroco mundial, o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos foi inscrito no Livro do Tombo de Belas Artes, pelo Iphan, em 1939, e reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, em dezembro de 1985.

A arte brasileira teve início nas pinturas rupestres registradas nas cavernas, geralmente abordando fenômenos da natureza e animais da região. Os desenhos eram feitos com pigmentos minerais e vegetais, além de sangue de animais abatidos.

Sua obra mistura diversos estilos barrocos além de concentrar um estilo bastante singular. É possível salientar algumas características do estilo de Aleijadinho como: expressividade acentuada; queixo dividido; nariz proeminente, olhos amendoados e pupilas planas; boca entreaberta; braços curtos; entre outros.

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto – MG e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial.

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.