Quem foi Agamenon na Bíblia?

Perguntado por: ugomes4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Agamémnon, rei de Argos e de Micenas, era o comandante supremo do exército grego na guerra contra os troianos. No cerco de Troia surgiu uma disputa muito renhida entre ele e Aquiles por causa de uma prisioneira de nome Briseida, que Agamémnon arrancara à força dos braços de Aquiles.

Agamenon: Significa “constante”, “persistente”, “inalterável”.

Clitemnestra, esposa e assassina de Agamêmnon. e irmã de Helena, por quem seu marido c as tropas lutaram, é colocada, na fala do Coro (v.

Resposta verificada por especialistas
Aquiles foi traído por Agamenon que tomou sua companheira, complicando ainda mais a relação. A principal consequência dessa briga foi a saída de Aquiles da guerra e o prolongamento desta, pois ele se recusou a lutar ao lado dos gregos.

A morte de Aquiles foi provocada por Apolo, deus do Sol, que guiou a flecha de Páris ao vulnerável calcanhar. Durante o cerco a Tróia, o escandaloso herói tinha conquistado a inimizade do deus, matando vários dos seus devotos seguidores, incluindo o filho deste, Tênes, rei da ilha de Tênedos.

Paris morreu em combate e Helena casou-se então com Deífobo, que era cunhado de Menelau. Quando Tróia caiu, Helena entregou-se de volta a Menelau, traindo o seu último esposo.

Calcanhar de Aquiles é uma expressão popular que significa o ponto fraco de alguém e transmite a ideia de fraqueza e vulnerabilidade. É o ponto onde uma pessoa se sente mais frágil, não possuindo domínio suficiente para controlar uma determinada situação.

Por sua beleza, Helena foi raptada aos 12 anos pelo herói grego Teseu. A princípio a ideia de Teseu era casar com a jovem, entretanto seus planos foram destruídos por Castor e Pólux, irmãos de Helena. Eles a resgataram e levaram de volta a Esparta. Devido a sua beleza, Helena possuía muitos pretendentes.

Outros Heróis da Mitologia Grega

  • Agamenon: comandante da guerra de Troia.
  • Aquiles: participou do cerco à cidade de Troia.
  • Édipo: decifrou o enigma da esfinge.
  • Atlanta: heroína que participou da caça ao javali de Caridon.
  • Ajax: herói da guerra de Troia.
  • Cadmo: que venceu o dragão que controlava a cidade de Tebas.

Do grego: Achiléus ou Achlys, lobo terrível. Homem de lábios curtos e grossos.

Aquiles: Significa “espírito de vida”, “calor da criação”; “sofrimento do povo”, “dor da nação”.

Agamemnon manda uma carta a sua esposa, Clitemnestra, para que traga a filha com a promessa que ela se casaria com Aquiles. Depois se arrepende e tenta mandar uma nova carta, que é lida por Menelau que briga com o irmão. Mas já é tarde demais e Clitemnestra, Orestes e Ifigênia já haviam chegado a Áulis.

Agamenon sempre foi um homem ambicioso e louco por poder, e esse foi um dos motivos que o levou a Troia. Também não podemos esquecer de seu orgulho, é claro. Outro motivo importante era que se ele conquistasse Troia, controlaria todo o Mar Egeu e assim, suas rotas comerciais.

Na famosa cidade grega, Paris teria conhecido Helena, mulher do rei espartano Menelau, famosa por sua beleza e por quem Paris imediatamente se apaixonou. Paris havia sido muito bem tratado por Menelau, mas em um momento de ausência do rei espartano, Paris envolveu-se com Helena e decidiu raptá-la, levando-a para Troia.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.

O Calcanhar de Aquiles
No momento da imersão ela segurava seu calcanhar e, por esse motivo, ele ficou vulnerável nesse local. Quando ele está lutando na Guerra de Troia, Aquiles morre atingido no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco. Foi Pária, o filho do rei da Etiópia, quem o atingiu.

Aquiles era filho de uma deusa, Tétis, com um mortal. Ao nascer, sua mãe, prevendo o futuro do filho, lançou-o às águas do mar Estige, que o tornaria imortal, segurando-o apenas pelo calcanhar, onde, veremos, ficou vulnerável.

Primeiramente, é certo afirmar que a tradição consolidou a figura de Aquiles como um rapaz de pele clara e de cabelos longos e loiros.