Quem foi a segunda esposa de Moisés?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Na segunda micronarrativa em que Séfora aparece (Ex 4,18-20), conta-se como Moisés, após seu encontro com o Senhor, Deus de Israel, no monte Sinai, decide retornar a Madiã e, em seguida, motivado pelas palavras de seu sogro e de Deus, “toma sua mulher e seus filhos, os faz montar um jumento e volta rumo à terra do ...

Moisés conheceu Zípora quando fugiu do Egito por causa da ira de Faraó. Ele havia matado um egípcio para defender um hebreu e pensou que ninguém havia visto. Mais tarde, quanto tentou inutilmente ser juiz de dois hebreus que discutiam, eles o acusaram de assassinato (Êxodo 2:14).

Séfora

Resumo: Na micronarrativa em Ex 4,24-26, Séfora, esposa de Moisés, se torna modelo para o protagonismo daquelas personagens que, em geral, são avaliadas como secundárias, destacando-se a fundamental importância delas para a história da salvação.

40 anos no deserto de Midiã apascentando rebanhos; – 40 anos conduzindo o povo hebreu à terra prometida. Moisés morreu aos 120 anos de idade e, embora tivesse se arrependido, não pôde entrar na terra prometida por causa de sua desobediência nas águas de Meribá (ver Deuteronômio 32:51; cf. 34:1-4).

No casamento de Moisés e Zípora, o amor vence. Menahem vai a Jetro e diz que abre mão da herança de seu pai para se casar com Adira. Com o consentimento de Jetro, então, Menahem pede a jovem em casamento. Todos festejam, mesmos Betânia, que sofre com a mágoa e com a inveja.

Séfora

1 O nome dela é Séfora. Trata-se de uma madianita que se tornou esposa de Moisés.

Joquebede vai ao palácio e amamenta Moisés. Henutmire pede a ela que cuide de Moisés em casa e que dará ordens aos oficiais para que nada aconteça a ele. Joquebede fica muito emocionada e agradece à princesa.

9 Enquanto ele ainda falava com eles, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, porque ela era pastora.

Zípora é um nome feminino de origem hebraica, que surge como variante de Séfora. Tendo em conta o seu significado, o nome reflete a simbologia dos pássaros, dentre as quais, inteligência e liberdade. Por extensão, pode assumir o sentido de “mulher inteligente”, “mulher livre”. O nome não é comum entre os brasileiros.

Na vila dos hebreus, Joquebede e Miriã preparam a casa para abrigar a princesa Henutmire. Leila leva um susto ao saber que Moisés esteve no palácio e resgatou Henutmire.

Moisés se declara para Zípora e a pede em casamento. A mulher aceita o pedido e os dois selam a união em uma celebração emocionante comemorada por Jetro.

Êxodo 18.1-27 - Moisés reencontra-se com Zipora e seus filhos, a nomeação de auxiliares - Através da Bíblia - RTM Brasil.

Segunda a Bíblia, Moisés se casou com Séfora (Zípora), filha de um sacerdote de Madiã (Raguel ou Jetro), para onde Moisés fugira depois do homicídio do egípcio. Questo evento è contado em Êxodo 2,11-20.

Levítico 12. O Senhor revela a lei da purificação das mulheres após o parto, incluindo uma oferta pelo pecado. 1 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: 2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da sua menstruação será imunda.

Míriam foi uma dessas personagens na história da formação da nação israelita. Ela foi uma grande líder durante a travessia do povo de Deus no deserto, após a libertação do povo de Israel. Uma orientadora e consoladora entre as mulheres do povo de Deus.

Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje compreenderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.

Eis a explicação de Jesus: Moisés não deu qualquer permissão para divorciar. O divórcio existia muito antes do que ele. Ele somente estabeleceu regras e limites para uma situação problemática que sempre existiu e era aceita por todos. Não exigiu dos israelitas um comportamento superior ao dos outros povos.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.