Quem foi a segunda esposa de Henrique 8?

Perguntado por: lcosta6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Ana Bolena

Ana Bolena (1501-1533) foi a segunda esposa do Rei Henrique VIII, da Inglaterra permaneceu como rainha consorte por apenas três anos, quando foi decapitada, acusada de incesto, traição e adultério. Sua filha Elizabeth[1] tornou-se uma das mais relevantes rainhas da Inglaterra.

Ana Bolena

Ana Bolena (c. 1501/1507 – 19 de maio de 1536) foi a segunda esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra, de 1533 até a anulação de seu casamento, dois dias antes de sua execução em 1536.

- Henrique VIII teve três filhos: Maria I de Inglaterra (com Catarina de Aragão), Isabel I de Inglaterra (com Ana Bolena) e Eduardo VI de Inglaterra (com Joana Seymour). Henrique VIII com o filho Eduardo (Eduardo VI) e a esposa Joana Seymour.

Henrique VIII casou-se seis vezes, mandou decapitar duas esposas, rompeu com a Igreja Católica, fundou o anglicanismo e morreu obeso, vítima de uma doença até hoje desconhecida.

Quando Elizabeth completou 13 anos de idade, Henrique VIII morreu e como era de se esperar, o seu filho, Edward I, assumiu o trono com apenas nove anos de idade.

A saúde de Henrique VIII piorou rapidamente nos seus últimos anos. O rei sofreu uma úlcera grave na perna e estava tão acima do peso, que teve de ser empurrado por uma engenhoca com rodas. O rei morreu a 28 de Janeiro de 1547 EC no Palácio de Whitehall em Londres, ele tinha 55 anos.

Henrique VIII deixou para seu filho um reino empobrecido e dividido sobre questões religiosas. Como seu primeiro casamento foi anulado para permitir o segundo e Ana Bolena acabou executada por acusações de adultério, as filhas foram deserdadas e, portanto, Eduardo tornou-se o herdeiro oficial ao trono.

Casamento com Ana Bolena
No dia 25 de janeiro de 1533, Henrique VIII casa-se secretamente com Ana Bolena. O casal teve apenas uma filha, Elizabeth, que mais tarde se tornaria Elizabeth I.

Ana Bolena (1501-1533) foi a segunda esposa do Rei Henrique VIII, da Inglaterra permaneceu como rainha consorte por apenas três anos, quando foi decapitada, acusada de incesto, traição e adultério. Sua filha Elizabeth[1] tornou-se uma das mais relevantes rainhas da Inglaterra.

Isabel I de Inglaterra

Isabel I ou Elizabeth I, também chamada de "A Rainha Virgem", "Gloriana" ou "Boa Rainha Bess" foi Rainha Reinante da Inglaterra e Irlanda de 1558 até sua morte e a quinta e última monarca da Casa de Tudor.

Joana

Após a cerimônia, sua enteada, Maria I, demonstrou sinais de tristeza e seguiu uma procissão de 29 pessoas — uma para cada ano de vida da rainha. Joana foi a única entre as esposas de Henrique VIII que recebeu um funeral digno de uma rainha. Após sua morte, o rei vestiu preto pelos próximos três meses.

Com a morte de Henrique VIII, ascendeu ao trono Eduardo VI, seu filho com Joana Seymour com apenas 9 anos de idade e que reinou de 1547 a 1553.

Fruto de um segundo casamento, que não fora reconhecido pela Igreja Católica, ela era considerada filha ilegítima. Também tinha um irmão e uma irmã à frente na linha sucessória. Ou seja: ninguém esperava que um dia se tornasse rainha.

A rainha Elizabeth II descende dos Bolena através de sua mãe, Elizabeth Bowes-Lyon. Dessa forma, podemos dizer que a segunda esposa de Henrique VIII, Ana Bolena, pode ser considerada a tia-avó da monarquia britânica. A linhagem passou através de Catherine Carey, casada com Sir Francis Knollys.

igreja anglicana

O monarca do Reino Unido ocupa também o cargo de chefe supremo da igreja anglicana, que é a religião oficial do Estado da Inglaterra.

Catarina Parr

Catarina Parr (Londres, 1512 – Winchcombe, 5 de setembro de 1548) foi a sexta e última esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra e Reino da Irlanda de 1543 até 1548.

Catarina de Aragão (em castelhano: Catalina de Aragón ; Alcalá de Henares, 16 de dezembro de 1485 — Castelo de Kimbolton, Cambridgeshire, 7 de janeiro de 1536) foi Princesa da Espanha e a primeira rainha consorte de Henrique VIII de Inglaterra, sendo mãe da rainha Maria I.