Quem foi a rainha mais amada do Egito?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Nefertari

Nefertari foi uma grande rainha egípcia, esposa de Ramessés II faraó do Egito, cujo nome significa "a mais bela", "a mais perfeita" e é muitas vezes seguido pelo epíteto "amada de Mut".
...

Nefertiti e Nefertari
Muitas pessoas confundem a “rainha-deusa” Nefertiti com outra famosa rainha egípcia: Nefertari. Ao contrário de Nefertiti, que foi esposa do faraó Aquenáton, Nefertari foi companheira de Ramsés II e viveu durante o século XIII a.C. Ver também: o significado do Olho de Hórus e dos Hieroglifos.

Nefertiti foi uma rainha do Egito da XVIII dinastia. Foi casada com o faraó do Novo Império, Amenófes IV. Juntos empreenderam uma revolução religiosa e passaram a adorar apenas um deus Aton, simbolizado pelo disco solar. Nefertiti nasceu provavelmente em 1370 a.

Ao todo, foram 7 Cleópatras e 15 Ptolomeus. Ptolomeu 1°, o fundador da dinastia, foi um dos principais generais de Alexandre, o Grande. Por essa razão, os Ptolomeus herdaram o Egito quando Alexandre morreu, em 323 a.C. Seu império, por ocasião de sua morte, abrangia da Grécia à Índia.

Em 12 de agosto (10 de agosto no calendário romano) de 30 a.C., Cleópatra VII se suicidou em Alexandria. Tinha 39 anos de idade e foi a última rainha do Egito ptolomaico.

Por volta de 1334, a presença de Nefertiti torna-se nebulosa. Não foi encontrada qualquer representação dela ou referências escritas a partir desse momento. O que aconteceu? Uma possibilidade é que a Grande Esposa Real possa ter falecido vítima da praga que assolou o Mediterrâneo no reinado de Akhenaton.

Portanto, antes daquela que governou com maestria a 7ª Dinastia e que paira no imaginário popular como a última grande faraó do Egito, existiram seis mulheres poderosas que também carregavam esse nome. A primeira Cleópatra de que temos notícia se tornou rainha do Egito em 193 a.C., através do casamento com Ptolomeu 5.

Um dos grandes mistérios do Egito Antigo pode ter sido enfim desvendado: no último mês, o arqueólogo Nicholas Reeves, da Universidade do Arizona (EUA), afirmou ter informações suficientes para acreditar que a rainha Nefertiti esteja sepultada dentro da tumba do faraó Tutancâmon, que é, provavelmente, seu enteado.

“Por exemplo, Ramsés II tem um osso nasal muito largo. Ele fica entre os olhos e é muito alto e muito pronunciado.” Depois que os pesquisadores determinaram a estrutura facial geral, eles inseriram as informações em um software também usado para reconstruções criminais.

– RAINHA NEFERTITI
A imagem da rainha serve como o símbolo do poder feminino, do progresso e da prosperidade, uma vez que Nefertiti trouxe o monoteísmo para o Egito. Ela é considerada por muitos, a mulher mais poderosa da história egípcia, que liderou uma revolução religiosa.

No objeto não existe uma identificação nominal que indique que seja Nefertiti, mas o que a identifica como tal é a sua “Coroa Azul”, amplamente utilizada por esta governante.

Há ainda outra hipótese, como os sacerdotes de Amon não aceitavam o Deus Aton como único do Egito, eles teriam mandado assassinar Nefertiti pois a consideravam o braço direito de Aquenáton, sua morte teria desestabilizado o faraó que tinha em sua figura o apoio indiscutível para o Projeto do "Deus Único" representado ...

Aqui estão algumas das mulheres que causaram impacto.

  • Rainha Hatshepsut. Templo da Rainha Hatshepsut na Cisjordânia de Luxor. ...
  • Cleopatra. Rainha Cleópatra, uma das mulheres mais famosas do antigo Egito. ...
  • Rainha Nefertari. Rainha Nefertari no Templo de Ramsés II, Abu Simbel, Egito. ...
  • Rainha Nefertiti.

Resumo sobre Cleópatra
Era filha de Ptolomeu XII, sendo parte da dinastia ptolomaica. Era culturalmente grega, sendo que o grego era o seu idioma nativo. Foi rainha do Egito de 51 a.C. a 30 a.C, sendo também a última governante dessa civilização. Teve romances com Júlio César e com Marco Antônio.

Ptolemeu I Sóter

Como membro da dinastia ptolemaica, foi descendente de Ptolemeu I Sóter, um general greco-macedônio e companheiro de Alexandre, o Grande.

A partir da pesquisa, foi possível concluir que Cleópatra tinha um grande nariz, queixo pontudo e lábios finos. Além disso, também tinha aproximadamente 1,52 m de altura e pele escura. A Rainha Cleópatra VII Filopátor governou os reinos do Egito entre 51 e 30 a.C. e fazia parte da última dinastia de faraós.

Adorada como deusa e sacerdotisa de uma nova religião, Nefertiti é, sem dúvida, uma das figuras mais emblemáticas do Egito Antigo. Exercendo um poder e influência quase tão grande quanto de Cleópatra, a rainha se tornou alvo de fascínio por sua tumba desaparecida, seus feitos e sua beleza incomparável.

Publicado em 6 de outubro de 2022 às, 10h48. Última atualização em 7 de outubro de 2022 às, 10h45. Arqueólogos acreditam ter encontrado os restos mortais de Nefertiti, uma das mulheres mais importantes da história do Antigo Egito.