Quem foi a quinta esposa do rei Henrique Oitavo?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 20 votos

Catarina Howard

Catarina Howard (Londres, c. 1523 – Londres, 13 de fevereiro de 1542) foi a quinta esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte da Inglaterra de 1540 até seu casamento ser anulado em 1542 sob acusações de adultério, culminando na sua execução no mesmo ano.

Henrique VIII casou-se seis vezes, mandou decapitar duas esposas, rompeu com a Igreja Católica, fundou o anglicanismo e morreu obeso, vítima de uma doença até hoje desconhecida.

- Henrique VIII teve três filhos: Maria I de Inglaterra (com Catarina de Aragão), Isabel I de Inglaterra (com Ana Bolena) e Eduardo VI de Inglaterra (com Joana Seymour). Henrique VIII com o filho Eduardo (Eduardo VI) e a esposa Joana Seymour.

Catarina Parr

Catarina Parr (Londres, 1512 – Winchcombe, 5 de setembro de 1548) foi a sexta e última esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra e Reino da Irlanda de 1543 até 1548.

Quando Elizabeth completou 13 anos de idade, Henrique VIII morreu e como era de se esperar, o seu filho, Edward I, assumiu o trono com apenas nove anos de idade.

A saúde de Henrique VIII piorou rapidamente nos seus últimos anos. O rei sofreu uma úlcera grave na perna e estava tão acima do peso, que teve de ser empurrado por uma engenhoca com rodas. O rei morreu a 28 de Janeiro de 1547 EC no Palácio de Whitehall em Londres, ele tinha 55 anos.

Como filha do rei Henrique VIII, Isabel nasceu dentro da linha de sucessão; entretanto, a sua mãe Ana Bolena foi executada dois anos e meio após seu nascimento, e o casamento dos seus pais foi anulado. Isabel assim foi declarada ilegítima. O seu meio-irmão Eduardo VI sucedeu a D. Henrique e reinou até morrer em 1553.

Catarina

Diz-se que Catarina foi a mulher que Henrique verdadeiramente amou, embora não seja fácil de acreditar tal as tranquibérnias com que embrulhou a sua separação, na altura embeiçado pela jovem Maria Bolena, irmã da sua segunda mulher, Ana Bolena.

Casamento com Ana Bolena
No dia 25 de janeiro de 1533, Henrique VIII casa-se secretamente com Ana Bolena. O casal teve apenas uma filha, Elizabeth, que mais tarde se tornaria Elizabeth I.

Ana Bolena (1501-1533) foi a segunda esposa do Rei Henrique VIII, da Inglaterra permaneceu como rainha consorte por apenas três anos, quando foi decapitada, acusada de incesto, traição e adultério. Sua filha Elizabeth[1] tornou-se uma das mais relevantes rainhas da Inglaterra.

Decapitadas, divorciadas e até mesmo aposentadas: a cruel saga das esposas de Henrique VIII.

Em janeiro de 1542, Catarina começou a ser julgada por adultério, o que numa rainha era equivalente a traição. Considerada culpada, Catarina foi executada na Torre de Londres a 13 de fevereiro de 1542, aos 19 anos de idade. Diz-se que passou os últimos dias a ensaiar a sua execução.

Ana Bolena

Ana Bolena (c. 1501/1507 – 19 de maio de 1536) foi a segunda esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra, de 1533 até a anulação de seu casamento, dois dias antes de sua execução em 1536.

Com a morte de Henrique VIII, ascendeu ao trono Eduardo VI, seu filho com Joana Seymour com apenas 9 anos de idade e que reinou de 1547 a 1553.

Joana

Após a cerimônia, sua enteada, Maria I, demonstrou sinais de tristeza e seguiu uma procissão de 29 pessoas — uma para cada ano de vida da rainha. Joana foi a única entre as esposas de Henrique VIII que recebeu um funeral digno de uma rainha. Após sua morte, o rei vestiu preto pelos próximos três meses.

O casamento de seus pais foi anulado e ela foi declarada filha ilegítima e, portanto, sem acesso ao trono. Somente em 1543, ela seria recolocada na linha de sucessão. Após a morte do rei Henrique VIII, a princesa Elizabeth foi criada por Catherine Parr (a sexta esposa do monarca) e seu segundo marido, Thomas Seymour.