Quem foi a quinta esposa de Davi?

Perguntado por: eribeiro8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O texto bíblico registra os nomes de, pelo menos, oito esposas de Davi. São elas: Mical, Ainoã, Abigail, Maacá, Hagite, Abital, Eglá, Bate-Seba.

Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Uma mulher de Jezreel, da tribo de Judá. David a tomou como esposa (junto com Abigail) depois que Mical foi entregue a outro homem. (1 Samuel 25:43 e 1 Samuel 27:3). Ela acompanhou Davi ao seu exílio na Filístia, foi capturada por incursores amalequitas em Ziclague, e foi resgatada ilesa.

Abigail

Segundo a Bíblia, não há menção sobre a morte de Abigail, esposa de Davi. Samuel vinte e cinco, vinte e sete, mas não há informações sobre como ela morreu. A narrativa foca principalmente em sua interversão.

Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento. Teve a seus pés Davi, o herói judeu que matou o gigante Golias e depois se transformaria em rei de Israel.

Abital (Isabella Dionísio) é a sexta esposa, outra israelita e mãe de Sefatias.

Mical

Ela foi levada para descansar nos aposentos de Davi. Depois de uma conversa, os dois dormiram, mas Mical não acordou mais, e o rei de Israel sofreu com a morte de sua primeira esposa.

Mical, filha de Saul, casou com Davi mas não teve filhos. Ainoã (não confundir com outra Ainoã, que foi esposa de Saul) teve: Amnom, primeiro filho de Davi - ele violentou sua meia-irmã Tamar e depois foi assassinado por seu meio-irmão Absalão.

Davi e Mical ficaram casados durante um tempo e, aparentemente, tiveram um bom relacionamento. Porém, quando Davi se tornou um fugitivo, o rei Saul tomou Mical e a deu como esposa a outro homem.

Davi desmascara Mical e ordena que ela fique presa até a morte.

Davi confessa a Bate-Seba que ordenou a morte de Urias.

Mical

Satisfazendo a exigência de Davi, de devolver-lhe sua esposa Mical, Abner dirigiu-se então em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi.

A Bíblia diz que antes de Ainoã ser esposa de Davi, ele teve um relacionamento com Mical, a filha de Saul. O rei Saul entregou Mical como esposa a Davi (1 Samuel 18:20-30). Mas o problema é que um tempo depois Saul tirou Mical de Davi e a deu a outro homem.

Davi pediu Ainoã em casamento durante a perseguição de Saul na quinta temporada de Reis. "Ainoã, casa comigo?" E toda uma nação de fãs de Davi pasmou.

Ainoã (Raquel Anastásia) teve um desfecho trágico nos episódios mais recentes de Reis — A Consequência. Após a morte de Amnon (Luckas Moura), seu único filho e primogênito de Davi (Petrônio Gontijo), a personagem perdeu a vontade de viver e não resistiu.

A trajetória de Mical na série Reis chegou ao fim com a morte da personagem na oitava temporada, A Consequência. Na trama, a israelita tentou apartar uma briga entre Maaca (Michelle Martins) e Ainoã (Raquel Anastásia) no harém, mas foi empurrada, bateu a cabeça e desmaiou.