Quem foi a primeira pessoa a voar?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Era um dia frio do mês de dezembro de 1903. Um homem chamado Wilbur Wright estava na praia, em Kitty Hawk, na Carolina do Norte (EUA), olhando para o céu e testemunhando seu irmão Orville pilotar o primeiro voo motorizado bem-sucedido da história…

Alberto Santos Dumont

Conhecido como o “pai da aviação”, Alberto Santos Dumont recebeu esse título por causa da sua invenção, o 14 bis, primeiro avião da história. Hoje, comemora-se o 150º aniversário de seu nascimento. A criação foi homologada como o primeiro veículo mais pesado que o ar a conseguir voar.

Entre 1901 e 1906, Santos Dumont passou a entender o que era o voo do avião. "O 14-Bis ele fez em pouquíssimo tempo, pouco mais de um mês. Em setembro, por exemplo, ele experimenta e faz vários testes com o aparelho." Em 23 de outubro, ele, após quatro tentativas, consegue voar os 60 metros.

“O homem aprendeu a voar como os pássaros. Agora só lhe resta descobrir como fazê-lo no mesmo silêncio”. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre o 14-Bis
O “14 BIS” tem capacidade para um tripulante. Foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Esse fato histórico teve lugar em Bagatelle (centro de Paris), no dia 23 de outubro de 1906.

Tim Berners-Lee

O físico britânico Tim Berners-Lee é o nome responsável pela Internet como conhecemos hoje. Em 1989, ele inventou a World Wide Web (WWW), um sistema que, em pouco tempo, permitiria a criação da Internet comercial e, assim, a popularização da rede.

Desses inventos, o mais disseminado é, sem dúvida, o relógio de pulso. Se não foi o criador do objeto, Dumont certamente merece registro por tê-lo difundido como item quase obrigatório no dia a dia. No início de século XX, a ideia de usar relógio no pulso apenas começava a se desenvolver.

Em 400 a.C., Arquitas de Tareto tentou construir uma máquina que voasse, algum tempo depois Leonardo da Vinci elaborou seus projetos e Jean-Marie Le Bris disse ter levantado voo em 1856. Seguindo a linha do tempo, John Joseph Montgomery realizou o primeiro voo com um planador em 1883.

Por que o 14-Bis tem esse nome? Antes da primeira decolagem autônoma do 14-Bis, o aeroplano voava acoplado ao balão dirigível número 14 de Santos Dumont. Por isso, o 14-Bis foi batizado com esse nome. O balão tinha a função de diminuir o peso do avião acoplado para facilitar que ele levantasse voo.

Era totalmente copyleft — o brasileiro fez questão de não patentear nada. E isso foi um imenso impulso à aviação, que se desenvolveu mais rapidamente na Europa, sem os entraves criados pelos Wright. Dumont, assim, não inventou o (primeiro) avião, mas talvez mereça mesmo ser chamado de Pai da Aviação.

Em 1926, ele pediu à Liga das Nações que o uso de aviões para guerra fosse proibido. Ele realizou outras invenções, como o relógio de pulso e o chuveiro de água quente.

O monumento 14 Bis, avião inventado por Santos Dumont, passa por uma nova restauração. A réplica, localizada na Praça Bagatelle, de cidade de nome homônima, foi construída no final da década de 1990 e homenageia o pai da aviação.

Santos Dumont ficou fascinado, pois sempre se interessou por mecanismos. Seu sonho, desde criança, era criar um aparelho que permitisse o homem voar controlando seu próprio curso. Passou a adolescência lendo Júlio Verne, observando os pássaros e estudando sua constituição física.

14-bis

O primeiro voo do 14-bis, avião projetado e pilotado por Alberto Santos Dumont, aconteceu em 23 de outubro de 1906.

Além disso, em altitudes acima dos 4.000 metros, a temperatura ambiente já está próxima ou até abaixo de 0 ºC. Nenhum ser humano normal resistiria por muitos minutos nessa temperatura sem uma boa roupa de proteção. Portanto, você pode até ter a habilidade de voar, mas não vai querer ir muito alto.

O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.