Quem foi a primeira pessoa a usar piercing no umbigo?

Perguntado por: uassis . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

A prática de colocar piercing no umbigo costuma ser atribuída à época do Egito Antigo, quando era feita por membros da realeza. Muito tempo depois, nos anos 2000, o acessório nessa área do corpo virou tendência entre famosas, como Britney Spears, e marcou toda uma geração.

Os astecas e os maias usavam esse adorno com objetivos religiosos. Esses costumavam usar esse item na língua, sendo que remete a esses povos o começo do uso do piercing nessa parte do corpo. Esses também costumavam usar o adorno metálico nos lábios.

Piercing no umbigo
A prática de furar o umbigo vem do Antigo Egito. Apenas os faraós e as famílias reais tinham permissão para fazer piercings.

O piercing historicamente mais usado é o inserido no lóbulo da orelha; normalmente ela conferia a quem o usava o status da fortuna; hoje é o meio mais comum de exibir um objeto de adorno precioso. Os romanos acreditavam que este artefato lhe proporcionaria vastos recursos financeiros e sensualidade.

Outras famosas que tëm piercing no umbigo
Em tempo, o Observatório dos Famosos preparou uma lista com outras beldades que são adeptas aos piercings no umbigo. Entre elas: Carla Perez, Vanessa Hudgens, MC Mirella, Dua Lipa e Tati Zaqui.

O piercing no umbigo falso (mais conhecido como piercing fake) é aquele piercing de pressão, que não necessita de perfurações com agulhas para ser colocado na pele.

É significativo que, na maioria das culturas, especialmente o piercing tenha um sentido religioso e espiritual. “A ideia hinduísta desse objeto é que ele representa um contato, uma abertura para a atuação de divindades nas mais variadas áreas da vida humana, cada uma representada por uma parte do organismo.

Evite ficar manuseando a área ou usar roupas muito apertadas que podem roçar na joia. E lembre-se sempre de lavar as mãos antes de pegar no piercing e não removê-lo antes de um ano de colocação para não prejudicar a cicatrização. Evite banho de mar ou piscina durante a cicatrização para evitar infecções locais.

9. A prática de colocar piercing no umbigo costuma ser atribuída à época do Egito Antigo, quando era feita por membros da realeza.

Origem do piercing
Historiadores afirmam que, há mais de 2000 anos, alguns clãs e tribos já usavam apetrechos para furar a pele em cerimoniais carregados de simbolismos, com conotações espirituais, sexuais, estéticas e de rituais de passagem e costume.

Atualmente, a maioria dos adolescentes colocam piercings porque gostam da nova aparência. No entanto, em São Paulo é proibido que menores de 18 anos façam tatuagens e coloquem piercings sem autorização dos pais. Mas, se seu filho está decido a usá-los, alguns cuidados com a segurança devem ser tomados.

Você pode até estar achando meio bizarro fazer uma tattoo no umbigo. Mas acredite, esse é um dos lugares mais escolhidos pela galera, já que é fácil de mostrar e ficar visível, além de dar um toque especial para aquelas pessoas que não gostam muito dessa parte do corpo.

Nos anos 60 e 70 seu uso ganhou força com os hippies e chegou à Inglaterra com o movimento Punk e nos Estados Unidos com o movimento gay nos anos 80 e 90, o que chamou a atenção em todo o mundo pela ligação que ele fez com o primitivo e o moderno.

Os profissionais indicam evitar tomar sol por pelo menos dois meses após a perfuração. A pele da região furada fica mais sensível, podendo queimar mais rápido e ficar manchada.

Transversal. Também conhecido como transversal, é um piercing que chama mais a atenção, pois requer um acessório maior para atravessar a parte superior da orelha – são necessários dois furos, um em cada lado.

O piercing na cartilagem da orelha é popular e continua sendo muito escolhido por quem decide aderir ao acessório. O local permite uma grande variedade de aplicação. Nele, é possível colocar modelos com formatos diferentes ou, ainda, fazer vários furos e combinar muitos tipos de joias.

Ela ainda questiona "que tipo de profissional coloca um piercing em uma criança?". De acordo com a lei, a aplicação do piercing pode ser feita em maiores de 18 anos. No caso dos menores de idade, o pai ou responsável precisa estar junto e assinar uma autorização.

Piercing Umbigo Folheado a Ouro 18k Bolinha G
Por R$ 33,00 ou em até 2x sem juros de R$ 16,50 no cartão de crédito.

Principalmente quem coloca a jóia no umbigo, deve ficar longe da academia por, pelo menos, duas semanas. Mesmo assim, quando voltar às atividades físicas normais, deve evitar ao máximo qualquer exercício de extensão ou flexão na região abdominal, pois pode haver uma agressão local, levando a um processo inflamatório.

Dependendo do local da perfuração é aconselhável ficar até 5 dias sem exercícios físicos para evitar o risco de atrito no local da perfuração, pois o atrito pode causar sangramento, inchaço e dor localizada, como por exemplo no umbigo e mamilo, já que são perfurações que tem uma exposição maior.