Quem foi a primeira pessoa a ser batizada na Bíblia?

Perguntado por: ldrumond4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A Bíblia ensina-nos que Jesus foi batizado pelo seu primo, João Batista (ver Mateus 3:13). Deus concedeu a João o poder e a autoridade especiais para batizar (ver Guia para Estudo das Escrituras, “João Batista,” scriptures.lds.org).

Aprendemos nas escrituras que João Batista “[batizou] no deserto, e [pregou] o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados” (Marcos 1:4). O Apóstolo Pedro ensinou: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados” (Atos 2:38).

Para o povo judeu, o batismo era a circuncisão. Os rituais de purificação eram feitos constantemente e separados. Neles eram utilizados água e sangue (Ex 24. 6-8).

A verdadeira origem do batismo nas águas no Monte Sinai. O ritual de purificação com água começa aproximadamente 1500 anos antes dos eventos registrados nos escritos nazarenos (“novo testamento” ou “evangelhos”).

O Batismo cristão envolve a imersão em água ou, alternativamente, a aspersão de água na cabeça. A imersão na água simboliza a morte de Jesus, enquanto emergir dela representa a Ressurreição. O pecado morre na água, como morre simbolicamente o corpo por ele contaminado.

O que se orienta neste caso é: como não se pode batizar duas vezes e eleger novos padrinhos, torna-se ainda mais importante a presença dos pais. Não existe uma obrigatoriedade de ter a presença dos padrinhos para essa celebração (de entrega do Creio).

2 – O primeiro batismo no Espírito Santo foi vivido em Pentecostes. Prometido já no Antigo Testamento (cf. Joel 3), o derramamento do Espírito Santo tem seu momento no evento de Pentecostes. “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.

Batismo vem do grego baptizein e “significa 'mergulhar', 'imergir'. A 'imersão' na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como 'nova criatura'” (nº 1214).

O Salvador ensinou claramente que o batismo é um mandamento e que é necessário para “entrar no reino de Deus” (João 3:5). O batismo é realizado “para remissão dos pecados” para aqueles que se arrependem (ver Marcos 1:4).

Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).

Atos 8:36-38
O que me impede de ser batizado?”. Filipe disse: “Nada o impede, se você crê de todo o coração”.

Quem foi São João, o profeta que teria batizado Jesus.

Sacerdotes sem autoridade para dispor “à vontade” da fórmula utilizada no ritual.

Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.

João Batista era líder de um grupo desse tipo, e foi justamente ele quem batizou Jesus. Nessa época, Jesus devia ter uns 30 anos, ou seja, era adulto.

O batismo deve ser realizado por imersão
O batismo significa o fim de seu antigo estilo de vida e o nascimento para uma vida com o compromisso de seguir valores cristãos (ver Romanos 6:3–6). Os santos dos últimos dias acreditam que o batismo deve ser realizado por alguém que possua a devida autoridade do sacerdócio.

A Bíblia diz em Marcos 16:15-16: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

O sacramento do Batismo produz dois efeitos em quem o recebe: a purificação dos pecados e o novo nascimento no Espírito Santo. O que catecúmeno deve fazer para recebê-lo com proveito? O Batismo é chamado de porta para os demais sacramentos, além de ser necessário para a salvação (1277).

Significado de Batismo
substantivo masculino Sacramento que, segundo o cristianismo, retira o pecado original de quem o recebe, sendo a partir de então considerado cristão. [Religião] Batizado; a cerimônia em que alguém recebe esse sacramento.