Quem foi a primeira pessoa a colocar silicone?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Timmie Jean Lindsey, uma americana mãe de seis filhos, foi a primeira mulher a receber um implante de silicone para aumentar o tamanho dos seios, em 1962.

O composto de silicone mais comum é o polidimetilsiloxano. Para sua fabricação, a matéria-prima é o silício metálico, obtido a partir de areia de sílica.

Segundo Thamy, os principais motivos que levam a paciente a optar pela retirada das próteses mamárias estão relacionados à saúde. O surgimento de condições como a doença do silicone e da síndrome ASIA deixam as mulheres em alerta. “Há casos de pacientes que buscam a remoção dos implantes por questões estéticas.

Além de se submeter a uma lipoaspiração, a paraibana também colocou silicone nos seios.

Segundo Sheyla, quem tem o recorde de prótese hoje é a modelo americana Maxi Mounds, com 7 litros de silicone em cada seio.

Em 1696, o cirurgião holandês Pieter Verduyn criou a primeira prótese transtibial articular sem travas, uma prótese de madeira para a parte abaixo do joelho sustentada por espartilhos na altura da coxa e que dava algum grau de flexão ao joelho.

No geral, o valor médio fica entre R$ 2.000,00 e R$ 3.000,00 para o par de implantes de 250 ml de silicone de alta qualidade.

Os implantes são conchas de elastômero de silicone preenchidas com gel de silicone de alta coesividade, produzindo um estado semissólido e cuja consistência é semelhante à da mama normal.

Durante a década de 1950, médicos começaram a usar implantes de esponjas, e alguns dizem até que Marilyn Monroe teria passado pelo procedimento, embora a informação nunca tenha sido confirmada oficialmente. O material, no entanto, não tinha durabilidade.

As próteses ortopédicas mais antigas foram descobertas nas múmias de dois museus. Têm a forma de dedão do pé direito e são de aproximadamente 600 a.C. Provavelmente, eram utilizadas por pessoas amputadas e não foram colocadas apenas durante a mumificação.

Nos últimos anos, pesquisas relacionaram os implantes de silicone a algumas condições, como doenças autoimunes, dores nos músculos e nas articulações, confusão mental e fadiga crônica. Em 2011, começou um debate sobre a síndrome autoimune induzida por adjuvante (ASIA), que pode ser causada pelas próteses mamárias.

"Verdade que colocou 400ml de silicone?", questionou um seguidor. Em resposta, a sertaneja colocou um emoji verde de positivo, afirmando que está turbinada nesse tamanho.

A atriz Deborah Secco optou por colocar uma prótese de silicone 235 ml para melhorar a aparência do seu corpo definido. A bela atriz teve que trocar as suas próteses em 2016, depois do nascimento da sua filha.

Andressa Suita com 425 ml de silicone: antes e depois
Andressa Suita resolveu ir um pouco mais além, a modelo trocou um silicone de 375 ml por uma prótese de silicone 425 ml.