Quem foi a primeira pastora da Bíblia?

Perguntado por: lcruz . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

CASSIANE. Cassiane é primeira pastora da Assembléia de Deus.

Luciana Pessanha Lacerda dos Santos

Ordem Batista reconhece ministério pastoral feminino e consagra primeira pastora. Luciana Pessanha Lacerda dos Santos, 44 anos, é a primeira mulher a ser reconhecida como pastora pela Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), entidade ligada à Convenção Batista Brasileira (CBB).

Como era comum na época, Jacó fez um acordo com o pai de Raquel para que pudesse se casar com ela. Por isso, o homem trabalhou sete anos pela amada, que “lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gn 29, 20).

Não existe hierarquia no meio do povo de Deus. Homens e mulheres podem ser pastores'", ele já escreveu. Zibordi sugere a essa pessoa começar por Gênesis.

Raquel, cujo nome significava “ovelha”, foi pastora de ovelhas, filha de Labão, sobrinha de Rebeca. Raquel foi a esposa favorita e amada do patriarca Jacó, mãe de José e Benjamim e irmã mais nova de Lia.

Em 1 Timóteo 2.11,12, o apóstolo Paulo escreveu: “A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio”.

A abertura oficial para a ordenação feminina ao ministério pastoral na Igreja Metodista no Brasil deu-se no X Concílio Geral da Igreja Metodista, realizado em dois períodos (1970-1971) na cidade de Belo Horizonte, MG. A primeira ordenação feminina ocorreu em São Paulo somente em 20 de janeiro de 1974.

Divina Pastora – Igreja Matriz de Nossa Senhora Divina Pastora.

As mulheres podem escrever a abreviatura Pra., quando se referem à sua actividade pastoral de pastoras protestantes, da mesma maneira que os homens escrevem Pr.? De acordo com o uso de Dr. e Dra., é lógico que Pra.

Em sua autonomia, algumas igrejas batistas ordenam pastores locais, inclusive mulheres. Segundo a pastora batista Zenilda Reggiane Cintra, que mantém um blog com informações sobre o assunto, em 2014, já se contava com mais de 200 pastoras nas igrejas da Convenção Batista Brasileira4.

Pós-graduação Ministério Pastoral
A especialização é encontrada nas modalidades presencial, semipresencial (aulas presenciais e online), e também está disponível à distância (pós EAD), devendo o interessado escolher aquela que melhor atende à sua disponibilidade de tempo e locomoção.

Raquel (Thaís Melchior) se desesperará com um problema de fertilidade em Gênesis. A segunda mulher de Jacó (Miguel Coelho) conversará com Bila (Allana Lopes) sobre sua frustração por não dar um filho ao amado. "Por que não consigo engravidar?", lamentará a megera na novela bíblica da Record.

A Bíblia não explica exatamente por que Raquel roubou os ídolos de seu pai Labão. O texto bíblico apenas registra que quando a família de Jacó fugiu das terras de Labão, Raquel levou consigo os ídolos do lar da casa de seu pai. Os ídolos roubados por Raquel eram chamados de terafins.

Jacó deu de beber aos rebanhos da prima, beijou-a e então chorou. Por que ele chorou depois de beijá-la? Parece que uma coisa não tem a ver com a outra. O mais lógico seria ficar alegre.

Jesus disse: “o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11 – NVI). Pastorear significava – e significa até hoje, com a igreja – dedicar atenção, zelo, coragem e amor pelo rebanho: ovelhas e irmãos. Isso custa, verdadeiramente, uma vida inteira.

A esposa do pastor, em seu dia a dia, com certeza, tem tarefas diferentes das demais. Também é mais cobrada, erroneamente. Mas tem o privilégio de contribuir para a proclamação do Evangelho e do cuidado da Igreja de Cristo.

Significado de Pastora
[Religião] Mulher que, geralmente escolhida por uma comunidade ou nomeada por uma congregação, trabalha como guia espiritual. [Religião] Sacerdote que trabalha numa igreja protestante: pastora evangélica.

No Evangelho de São Mateus, capítulo 1 no versículo 5, lemos que entre os antepassados de Jesus havia uma mulher chamada Raab, esposa do guerreiro Salmom que é o tataravô do Rei Davi. No Novo Testamento, ela também é citada em duas cartas, na dos Hebreus (11,31) e na Carta de São Tiago (2,25).

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.