Quem foi a primeira matemática registrada?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Hipátia de Alexandria é considerada a primeira mulher matemática na História. Nasceu em Alexandria, Egito, em 370 e morreu também em Alexandria no dia 08 de março de 415.

Não havia calculadoras na época, então, qualquer melhora na eficiência era muito bem vinda. Além disso, Hipátia esteve envolvida na criação do astrolábio, uma espécie de calculadora astronômica que foi usada até o século 19, e o hidroscópio, um aparato para medir líquido.

Hipátia estudou em Atenas, Grécia, e de regresso à sua cidade natal tornou-se professora de Matemática e de Filosofia. Hipátia é considerada a primeira mulher a ter trabalhos importantes na área das Ciências Exatas e, paralelamente, ter conhecimento em Filosofia e Medicina.

Arquimedes

Arquimedes (287 - 212 a.C.)
Foi o principal matemático da antiguidade, aplicando as noções de geometria. Além disso, estudou forças, alavancas e vários conceitos relacionados à mecânica. No seu lado inventor, criou o chamado parafuso de Arquimedes, que era utilizado na retirada de água dos navios.

Porém, os números que usamos foram criados pelos indianos, no Norte da Índia, em meados do século V da era cristã. As primeiras inscrições aparecem aproximadamente da forma como escrevemos. Descobriram as posições de se colocar os mesmos para formar os números maiores.

Os egípcios formaram o primeiro povo que utilizou a matemática como uma ciência organizada e são os primeiros matemáticos da antiguidade. Utilizaram a geometria para construir os seus monumentos, e desenvolveram um sistema de matemática baseado no número 10 (sistema decimal).

Situada ao norte do país e com mais de quatro milhões de habitantes, Alexandria é o principal porto do Egito e um dos mais importantes do mediterrâneo. Atualmente, Alexandria é também a cidade mais ocidental e cosmopolita do Egito.

A primeira Mulher considerada filosofa da história viveu no século VI a.C, seu nome era Temistocleia uma matemática e profetisa de Delfos, um dos mais importantes oráculos da Antiguidade grega.

Calculou também a janela de lançamento do Projeto Mercury, em 1961. Katherine plotou cartas de navegação, orientando naves pelas estrelas em caso de falha eletrônica e, em 1962, verificou os primeiros cálculos de computador da órbita de John Glenn ao redor da Terra.

Introdução: Hipátia de Alexandria foi uma filósofa considerada a primeira mulher matemática do mundo. Era uma mulher a frente do seu tempo, ensinava na Academia de Alexandria e criou um astrolábio, um telescópio e produziu uma série de trabalhos sobre aritmética.

Ele era um cristão fanático, árduo defensor da Igreja e acirrado adversário dos que ele considerava serem hereges. Neste contexto, os ideais científicos de Hipátia a convertiam em alvo fácil para Cirilo, principalmente sua crença neoplatônica, sua religiosidade vista como pagã, seus pontos de vista sobre o Cosmos.

Professor da UFPE se destaca como melhor matemático do Brasil em ranking internacional. O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Gauss Cordeiro tirou o 1º lugar entre os melhores cientistas matemáticos do Brasil na segunda edição do ranking da Research.com.

Albert Einstein (1879-1955)

GRANDE FEITO Mais completo matemático da primeira metade do século 19 O “príncipe dos matemáticos” publicou, aos 21 anos, sua obra-prima sobre teoria dos números. 1- Albert Einstein (1879-1955) Nacionalidade: Alemã, Americana. Famoso por: E = m * c². Albert Einstein se destacou em matemática desde a infância.

Artur Avila se tornou conhecido entre pesquisadores por sua capacidade de resolver operações matemáticas de grande complexidade, o que lhe valeu a Medalha Fields, o “Nobel da Matemática”, a primeira para a América Latina e maior prêmio já conquistado por um cientista brasileiro.

Qual é a conta mais difícil do mundo? Este problema - estabelecido pela primeira vez em 1954 na Universidade Cambridge, na Inglaterra, e conhecido como a "Equação diofantina x³+y³+z³=k" - desafiou os matemáticos a encontrar soluções para os números de 1 a 100.

A hipótese de Riemann
Esse problema é considerado por muitos matemáticos como um dos mais difíceis de todos os tempos. E, de fato, a hipótese de Riemann nunca foi resolvida!

A civilização hindu desenvolveu um sistema de numeração posicional de base dez e usou um símbolo para representar a falta de uma ordem, associado ao “nada”. Mais tarde esse símbolo tornou-se um número, o zero.

O número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e coisa. Nos primeiros tempos da humanidade, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma corda, marcas num osso... Com o passar do tempo, este sistema foi se aperfeiçoando até dar origem ao número.