Quem foi a primeira filósofa do mundo?

Perguntado por: mAvila . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 3 votos

A primeira Mulher considerada filosofa da história viveu no século VI a.C, seu nome era Temistocleia uma matemática e profetisa de Delfos, um dos mais importantes oráculos da Antiguidade grega.

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica.

Hipátia de Alexandria é considerada a primeira mulher matemática na História. Nasceu em Alexandria, Egito, em 370 e morreu também em Alexandria no dia 08 de março de 415.

Tales de Mileto

Tales de Mileto
Tales (c. 624-546 a.C.) nasceu na cidade de Mileto, na Grécia antiga. Tales é considerado o primeiro filósofo.

Conheça 5 filósofos que marcaram a História

  • Platão (427–347 a.C.)
  • René Descartes (1596–1650)
  • Thomas Hobbes (1588–1679)
  • Arthur Schopenhauer (1788–1860)
  • Friedrich Nietzsche (1844–1900)

Os principais pensadores da escola de Mileto (ou também “escola jônica” ou “milesiana”) são Tales, considerado o pai da filosofia, Anaximandro e Anaxímenes.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

O QUÊ É FILOSOFIA? A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

Conhecido como pai da ciência moderna, Galileu Galilei foi um cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor italiano que deixou legado importante em diversas áreas. Seus estudos e contribuições ajudaram a influenciar e aprimorar a Matemática, a Física e Astronomia, entre outras áreas.

Correntes mais antigas de pensamento usualmente fundamentavam-se com mitos, dogmas e religião. Desde 1500 a.C. há uma sistematização da parte filosófica do hinduísmo, e as primeiras escolas de filosofia indiana foram formalizadas por volta de 1000 a.C.

As civilizações gregas eram, ainda, regidas pelas crenças mitológicas. Encaravam o politeísmo - culto a vários deuses - como princípio básico da realidade. As crenças mitológicas tinham sustento em uma forte tradição oral. Ainda não havia, entre os gregos, o hábito da leitura.

Hipátia professava a filosofia do neoplatonismo e ensinava essas ideias com mais ênfase que os seguidores anteriores dessa corrente.

O uso de letras para representar números é um fato relativamente recente na história da Matemática. Um dos responsáveis por esta prática foi o matemático francês François Viète, que viveu no século XVI. Porque antes dele, as coisas eram bem confusas.

Neoplatônica, Hipácia defendia a liberdade de religião e de pensamento. Acreditava que o Universo era regido por leis matemáticas. Tais ideias suscitaram a ira de fundamentalistas cristãos que, em plena decadência do Império Romano, lutavam por conquistar a hegemonia cultural.

Relembramos aqui as biografias dos sete principais filósofos pré-socráticos.

  1. Pitágoras (582 - 497 a. C.) Compartilhar. ...
  2. Demócrito (460-370 a.C.) Compartilhar. Salvar. ...
  3. Heráclito (540-470 a.C.) Compartilhar. Salvar. ...
  4. Tales de Mileto (624-558 a.C.) Compartilhar. Salvar. ...
  5. Parmênides (510 445 a. C.) ...
  6. Xenófanes (570 - 475 a. C.)

Foi esse período histórico que deu origem ao pensamento dos três maiores filósofos da Antiguidade: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo. Nota: A citação é atribuída a Platão e Sócrates.