Quem foi a mulher de Anúbis?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Anúbis casou-se com a deusa do funerais, Anput e com ela teve uma filha Kebechet, associada ao líquido utilizado para embalsamar os corpos.

Osíris

O nome Anúbis tem origem grega e significa “abridor dos caminhos”. Ele é filho dos irmãos gêmeos Osíris (deus da fertilidade) e Néftis (deusa da noite). A divindade é fruto de uma relação extraconjugal. Na verdade Osíris é casado com a sua irmã Ísis (deusa do amor), e Néftis é esposa de Seth (deus do caos).

Kebechet é filha de Anubis e sua esposa Anput. Nos Textos das Pirâmides, Kebechet é referida como uma serpente que "refresca e purifica" o faraó. Kebechet foi pensado dar água aos espíritos dos mortos enquanto esperavam a mumificação até à conclusão do processo.

Os poderes e deveres
Segundo as crenças egípcias, Anúbis era o responsável por guiar as pessoas do mundo dos vivos para a vida após a morte. Dessa forma, ele tinha um papel quase parecido com o barqueiro que levava os espíritos até o mundo inferior. Anúbis, entretanto, também era o juiz das almas.

Néftis

Na mitologia desenvolvida na cidade de Heliópolis, Néftis era esposa do deus Seth, que era estéril, e para poder conceber um filho se disfarçou de Isis, que era casada com Osíris, e passou uma noite com o marido de sua irmã. Desse ato nasceu Anúbis, deus da mumificação.

Anúbis foi um deus egípcio representante dos mortos e da mumificação, mas que, gradualmente, perdeu esses atributos para outro deus egípcio, Osíris. De toda forma, ele permaneceu como protetor dos túmulos e cemitérios e guia dos mortos na vida após a morte, participando também do julgamento no Tribunal de Osíris.

Ele era representado pelos egípcios em forma de chacal ou mais comumente com um corpo humano, mas com a cabeça de um chacal. A cabeça de Anúbis era representada na cor preta, tom que simbolizava a decomposição do corpo na Terra e o seu renascimento em outra dimensão.

No âmbito mais místico, alguns autores chamaram esta glândula de "terceiro olho", indicando que era responsável pela ligação entre o corpo e a alma.

negra

A cor de sua face é invariavelmente negra, o que se especula ser uma referência à cor do cadáver em meio ao processo de mumificação. Seu culto está patente nas necrópoles, nas quais estão registrados preces e hinos que evocam sua proteção, além das paredes das mastabas mais antigas.

deus Hórus

O deus Hórus é o deus solar dos céus e um dos mais importantes da mitologia egípcia. A imagem de Hórus está associada ao firmamento, e portanto, ele representa a luz, o poder e a realeza.

Chacal/Lobo
Anúbis era guardião dos mortos, além de um dos animais sagrados do Egito mais conhecidos. Hoje, cientistas acreditam que ele tinha a aparência de uma cabeça negra de lobo, simbolizando o solo fértil do Nilo. O deus ajudava na mumificação dos egípcios mortos e guiava as almas para o pós-morte.

Gerada da saliva de Atum, é a deusa da humidade atmosférica. Irmã e consorte de Shu, mãe de Geb e Nut, Tefnut é associada ao advento da monarquia, sendo por isso representada como uma serpente a surgir de um cetro.

Set era uma divindade presente na religiosidade dos egípcios na Antiguidade, considerado o deus das tempestades, do caos, da guerra e identificado com as terras e pessoas estrangeiras, além de ser o senhor do deserto e aquele que trazia a desordem e a violência.

Hades

Hades é o deus grego do submundo, do reino dos mortos, e na mitologia romana, ele é chamado de Plutão. Também é chamado de deus da riqueza porque possui todos os metais preciosos do planeta. Reside e governa o lugar mais sombrio da Terra, para onde vão as almas dos mortos.

Psicostasia é o nome atribuído a uma cena comum representada no Livro dos Mortos que retrata a cerimónia de pesagem do coração do defunto no tribunal da deusa Maat.

FILHOS DE ANUBIS
Aparência: São magros e altos, tendo cabelos sedosos e longos que costumam ter uma cor preta, similar a sua pele comumente bronzeada. Personalidade: Tendem a ser neutros, mas com tendências a serem bondosos e justos, similar ao seu próprio pai seria com seu papel divino.